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dc.contributor.authorSilva, Ana Carla Barbosa da-
dc.date.accessioned2021-12-15T11:42:10Z-
dc.date.available2021-12-15T11:42:10Z-
dc.date.issued2020-12-11-
dc.identifier.otherCDD 591-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25370-
dc.descriptionSILVA, Ana Carla Barbosa da. Ludicidade no ensino de zoologia: relato experiencial do uso de jogos didáticos no ensino médio. 2020. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNo ensino de biologia, encontra-se a zoologia, área de estudo da diversidade animal em todos os seus aspectos, sendo de grande importância para a sociedade. Mas, para compreender isso, faz-se necessário conhecer a vida animal em seu sentido amplo, pois isso promove a conscientização em relação às questões ambientais. Entretanto, o ensino de zoologia tem passado por dificuldades, uma vez que os professores estão sendo impelidos a mudarem sua postura em sala de aula e a levarem novas metodologias de ensino, que despertem nos alunos o interesse pelos conteúdos e que fuja do tradicional modelo expositivo. Sendo assim, o presente trabalho surgiu da necessidade de oferecer um suporte pedagógico, a partir da confecção de jogos didáticos com materiais de baixo custo, oportunizando a participação ativa do estudante do ensino médio na melhor compreensão da zoologia. A pesquisa, de caráter quali-quantitativa, foi realizada na Escola Cidadã Integral Técnica Nenzinha Cunha Lima, localizada no bairro José Pinheiro em Campina Grande – PB e contou com a participação de 26 alunos e 1 professor do 2° ano do Ensino Médio. Baseou-se no uso de jogos didáticos para abordar temas de zoologia de invertebrados e vertebrados, tais como: “Echinotrilha”, “Quiz dos artrópodes”, “Passa ou repassa dos vertebrados” e “Bingo dos vertebrados”. Também buscou compreender como o aprendizado da turma se comportava frente ao ensino tradicional versus ensino ativo e lúdico. Para isto foram usados questionários pré-teste (antes do jogo) e pós-teste (após o jogo), com posterior análise comparativa. Os resultados encontrados mostraram que o uso de atividades lúdicas pode melhorar a qualidade do ensino ofertado, refletindo diretamente na aprendizagem. Observou-se aumento de acertos para as questões especificas de quase todos os conteúdos abordados por meio dos jogos: 40,1% na Echinotrilha; 35,3% no Passa ou Repassa dos vertebrados e 28,6% no Bingo dos vertebrados. O Quiz dos artrópodes não obteve sucesso, uma vez que ficou evidente o aumento de respostas erradas (34%) após a atividade. Pode-se afirmar, então, que os jogos desempenham a contento o objetivo didático a que se propõem, melhorando o aprendizado, propiciando maior interação entre os alunos, instigando a curiosidade, a atenção, a reflexão e a criticidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Prof. Dra. Adrianne Teixeira Barrospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectInvertebradospt_BR
dc.subjectVertebradospt_BR
dc.titleLudicidade no ensino de zoologia: relato experiencial do uso de jogos didáticos no ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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