Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25374
Título: Análise do perfil epidemiológico e clínico de indivíduos diagnosticados com câncer de próstata em uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade na Paraíba
Autor(es): Vasconcelos Júnior, Nilson Soares de
Palavras-chave: Câncer de próstata
Epidemiologia
Unidade de Assistência de Alta Complexidade
Data do documento: 16-Dez-2020
Resumo: No Brasil, o câncer de próstata (CID C 61) é o segundo tipo de neoplasia maligna mais incidente, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma e essa predominância se aplica às cinco regiões do país. Este é conhecido como o câncer da terceira idade, pelo fato de que em média 75% de seus casos são em indivíduos a partir dos 65 anos. Refere-se a um estudo epidemiológico do tipo retrospectivo, transversal, quantitativo e descritivo que objetivou analisar o perfil epidemiológico e clínico de indivíduos diagnosticados com câncer de próstata em uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade na Paraíba. A amostra é composta por 300 pacientes diagnosticados com câncer de próstata cadastrados no Sistema de Registro Hospitalar de Câncer (RHC) do hospital da FAP, no biênio 2007 e 2008. Como resultado foi possível observar uma predominância da faixa etária entre 70-89 anos (61,67%), de etnia parda (61,51%), com baixa escolaridade (59,3%), não etilistas (75,7%), não tabagistas (58,41%), com histórico familiar (51,06%), procedentes na maioria do município de Campina Grande (53,33%). Em relação aos aspectos clínicos e terapêuticos, prevalece o adenocarcinoma acinar de próstata (94,5%) tratado com hormonioterapia combinada e/ou isolada (44,31%), apresentando sobrevida elevada (91,07%). Os dados permitiram caracterizar a distribuição e gravidade do câncer de próstata na população estudada, oferecendo subsídios para planejamento e execução de ações de prevenção e tratamento da doença, contribuindo para implementação de políticas públicas de saúde no município.
Descrição: VASCONCELOS JÚNIOR, Nilson Soares de. Análise do perfil epidemiológico e clínico de indivíduos diagnosticados com câncer de próstata em uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade na Paraíba. 2020. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25374
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nilson Soares de Vasconcelos JúniorPDF - Nilson Soares de Vasconcelos Júnior818.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito64.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.