Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25376
Título: Efeito in situ da aplicação intrabucal de pastas contendo caseína fosfopeptídea fosfato de cálcio amorfo na erosão dentária
Autor(es): Prates, Cibele da Cruz
Palavras-chave: Esmalte dentário
Erosão dentária
Caseínas
Creme dental
Data do documento: 16-Dez-2020
Resumo: Objetivo: Analisar o efeito da aplicação intra-oral das pastas de CPP-ACP e CPP-ACPF na precipitação mineral de lesões iniciais de erosão dentária. Metodologia: Espécimes de esmalte bovinos foram divididos aleatoriamente para 6 voluntários, em 3 grupos de tratamento: GI. Pasta de CPP-ACP, GII. Pasta de CPP-ACPF, GIII. Pasta placebo, sem CPP-ACP e com fluoreto. Os espécimes de esmalte foram selecionados pela dureza da superfície (SHi), erodidos in vitro pela imersão em ácido clorídrico por 30 segundos (SHdes) e randomizados entre os grupos de tratamento e entre os voluntários, que utilizaram o dispositivo intrabucal palatino por 2 horas, aplicaram o tratamento sobre os espécimes e utilizaram o dispositivo intrabucal palatino por mais 3 horas adicionais, em 3 fases cruzadas, intercaladas com um período de 1 dia de whashout. Após isso, a dureza superficial (SHre) foi aferida para estimativa do potencial de re-endurecimento do esmalte amolecido promovido pelos tratamentos. Resultados: Os dados foram analisados por meio de estatística inferencial, através do software SPSS 18.0. As médias das durezas finais e pós erosão foram estatisticamente significantes para as três pastas testadas, logo ambas apresentaram efeito reendurecedor do esmalte amolecido, porém sem diferença entre elas. Conclusão: As pastas de CPP-ACP, suplementadas ou não pelo fluoreto, não demostraram eficácia superior em reendurecer o esmalte amolecido, em relação à pasta placebo.
Descrição: PRATES, Cibele da Cruz. Efeito in situ da aplicação intrabucal de pastas contendo caseína fosfopetídea fosfato de cálcio amorfo na erosão dentária. 2020. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25376
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósitoTermo de depósito135.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Cibele da Cruz PratesPDF - Cibele da Cruz Prates1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.