Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25381
Título: Representações sociais de pessoas vivendo com HIV sobre o HIV/Aids após o diagnóstico
Autor(es): Almeida, Robert Sérgio de
Palavras-chave: Estigmas sociais
Relações interpessoais
Representações sociais
HIV
Data do documento: 11-Dez-2020
Resumo: A ausência de referências científicas e médicas ocasionaram em uma forte qualificação social do HIV/Aids, cujas especulações geraram o estigma e a discriminação de grupo sociais específicos, potencializando a discriminação. O objetivo deste trabalho foi de apreender as representações sociais de pessoas vivendo com HIV sobre a soropositividade para o HIV e sobre a Aids após o diagnóstico. Para atingir este objetivo, utilizou-se como perspectiva teórico-metodológica, a Teoria das Representações Sociais sob a ótica da Psicologia Social. O lócus de coleta dos dados foi o Serviço de Assistência Especializada (SAE) da cidade de Campina Grande. A amostra contou com 20 participantes. Os dados foram processados e analisados no SPSS Statistics e pelo software gratuito Iramuteq. A epidemia é demarcada pelos fenômenos da pauperização, feminização, heterossexualização, profundas desigualdade social e iniquidade racial, com crescentes infecções na população idosa. O estigma social atribuído aos homossexuais, às profissionais do sexo e a pessoas que usam drogas resultam na representação de que relacionamentos heterossexuais monogâmicos com parceria fixa são invulneráveis ao risco da infecção. As relações afetivas, a religiosidade e as dimensões psicológicas e espirituais são identificadas como estratégias de enfrentamento para superação do diagnóstico, favorecendo melhoria na qualidade de vida.
Descrição: ALMEIDA, Robert Sérgio. Representações sociais de pessoas vivendo com HIV sobre o HIV/Aids após o diagnóstico. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25381
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Robert Sérgio de Almeida.pdfPDF - Robert Sérgio de Almeida617.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito60.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.