Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25384
Título: O meio ambiente na administração pública: um estudo de caso em um consórcio para gestão de resíduos sólidos no estado da Paraíba
Autor(es): Batista Filho, José
Palavras-chave: Gestão Ambiental Municipal
Gestão de Resíduos
Sólidos Urbanos
Administração Pública
Data do documento: 11-Ago-2021
Resumo: O presente artigo aborda a Gestão Ambiental em Prefeituras de um Consórcio para Gestão de Resíduos Sólidos. Tendo ciência da importância desse tema, a pesquisa terá como foco os municípios participantes do Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos do Cariri Oriental e Região – CIGRESCOR. Seguindo esse contexto será feito um Estudo de Caso Sobre a Gestão Ambiental em Prefeituras de um Consórcio, o Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos do Cariri Oriental e Região (CIGRESCOR), onde será feito uma análise de Capacidade Institucional dos municípios onde poderá resultar em uma proposta inovadora de uma Gestão Ambiental Plena para o Consorcio. O Objetivo Geral deste trabalho é analisar a Gestão Ambiental nos Munícipios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos do Cariri Oriental e Região (CIGRESCOR), buscando com os resultados obtidos, a base para a formulação de políticas públicas ambientais nos municípios consorciados. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, objetivos descritivos e procedimentos documentais, mais especificamente de levantamento de dados por análise de documentos, questionários e relatórios. Foram elaborados e submetidos questionários específicos sobre a temática de Gestão Ambiental, dispostos em planilhas eletrônicas ou impressas, contendo questões objetivas, com abertura para comentários, aos responsáveis pelo Meio ambiente nos municípios, para identificação do que tem e do que falta, caracterização do que existe e explicitação das falhas, a partir dos resultados. Com esse estudo foi possível fazer um levantamento da Gestão Ambiental nos Munícipios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos do Cariri Oriental e Região (CIGRESCOR) e perceber que a gestão dos municípios que fazem parte do consórcio, ainda não estão realmente de acordo com o que é esperado, a maioria não tem ainda Secretária de Meio Ambiente. Analisar os municípios participantes do consórcio trouxe a oportunidade de encontrar as principais falhas na gestão dos resíduos sólidos. Foram analisadas 6 dimensões e todas elas apresentaram-se incompletas, em nenhuma das dimensões os gestores completaram todos os indicadores.
Descrição: BATISTA FILHO, Jose. O meio ambiente na administração pública: um estudo de caso em um consórcio para gestão de resíduos sólidos no estado da Paraíba. 2021. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Gestão Pública - Tecnológico) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - Campina Grande , 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25384
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Batista Filho.pdfPDF - José Batista Filho770.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito302.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.