Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25431
Título: Avaliação do possível potencial mutagênico do extrato etanólico da folha de Capsicum frutescens L. através do teste de micronúcleo
Autor(es): Trajano, Jéssica de Lima
Palavras-chave: Pimenta malagueta
Plantas medicinais
Teste de micronúcleo
Data do documento: 14-Jul-2021
Resumo: O uso de plantas medicinais como importante recurso terapêutico é uma pratica antiga e que mesmo assim vem sendo utilizada até os dias atuais, no entanto a população não costuma saber aspectos científicos das plantas que utilizam, por serem produtos naturais e entenderem que não trará nenhum maleficio ao organismo. A Capsicum frutescens L conhecida popularmente, como pimenta malagueta é bastante usada tanto como condimentar como também para fins medicinais, assim como os frutos as folhas são bastante usadas em afecções de pele, doenças respiratórias entre outras. Este estudo foi realizado no objetivo de avaliar o possível potencial mutagênico do extrato etanólico de pimenta malagueta nas doses de 500mg, 1000mg e 2000mg/kg por peso corpóreo (p.c.) através do teste de micronúcleo em sangue periférico de camundongos. Os animais foram distribuídos em cinco grupos, cada grupo formado por três machos e três fêmeas recebendo respectivas dosagens de tratamento via gavage. Foi estabelecido um grupo controle positivo tratados com ciclofosfamida (50mg/kg p.c.) via intraperitoneal e um grupo de controle negativo tratado com água destilada via gavage. Após 30horas, foi realizado coleta sanguínea via punção caudal para o esfregaço e preparo das lâminas, que foram coradas com Giemsa para contagem de 2000 eritrócitos policromáticos/lâmina analisados em microscopia óptica. Constatou-se que não houve aumento significativo na média de micronúcleos após a aplicação do extrato, comparado com o controle negativo, além disso não houve diferença significativa entre a média de micronúcleos e o sexo dos animais.
Descrição: TRAJANO, Jessica de Lima. Avaliação do possível potencial mutagênico do extrato etanólico da folha de Capsicum frutescens l. através do teste de micronúcleo. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25431
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Jéssica de Lima TrajanoPDF- Jéssica de Lima Trajano3.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito76.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.