Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25434
Título: Ocorrência de enteroparasitos em pacientes atendidos em um laboratório clínico privado em Esperança – PB
Autor(es): Eloy Filho, Rommel Cirne
Palavras-chave: Laboratório clínico
Parasitoses intestinais
Enteroparasitos
Data do documento: 28-Mai-2020
Resumo: O parasitismo é um tipo de relação ecológica na qual um ser vivo obtém benefícios em detrimento de outro. O enteroparasitismo existe há milênios e constitui um grande desafio de saúde pública. Estudos recentes evidenciam a ocorrência de parasitoses intesti nais, a despeito dos avanços na área de saneamento, hábitos de higiene e melhoria da qualidade de vida das populações principalmente nos países em desenvolvimento. Este estudo teve como objetivo avaliar a ocorrência de enteroparasitos em pacientes atendidos em um laboratório clínico privado do município de Esperança-PB, por meio da análise de dados constantes do acervo do laboratório. A pesquisa demonstrou uma taxa de 25,7% de exames positivos, todavia, entre os homens a positividade é de 29,2% e entre as mulheres de 22,7%. Quanto à idade, os pacientes foram agrupados em intervalos de 10 anos, obtendo-se uma taxa de positividade mais alta na faixa de 40-49 anos, e mais baixa nas faixas de 0-9 e 10-19 anos. Quanto à zona de moradia, a taxa de casos positivos foi superior na zona urbana. Foram encontrados casos de biparasitismo com uma taxa correspondente a 23,9% dos casos positivos. Quanto às espécies de parasitas, o complexo Entamoeba histolytica/E. dispar foi encontrado em 71,6% dos casos positivos, Entamoeba coli em 38,8%, Giardia lamblia em 7,5%, Strongyloides stercoralis em 4,5% e Enterobius vermicularis em 1,5 %. O estudo permitiu concluir que, embora existam avanços, ainda são expressivos os casos de infecção parasitária, embora muitos sejam relativos a parasitos não patogênicos. Ainda, concluiu-se que, ao comparar estudos diferentes, cada localização apresenta um perfil epidemiológico, muitas vezes diverso.
Descrição: ELOY FILHO, Rommel Cirne. Ocorrência de enteroparasitos em pacientes atendidos em um laboratório clínico privado em Esperança-PB. 2020. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25434
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rommel Cirne Eloy Filho.pdfPDF - Rommel Cirne Eloy Filho810.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.