Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25440
Título: Estudo de caso na ginástica laboral na Biblioteca Digital da UEPB
Autor(es): Costa, Bruno Diego de Brito
Palavras-chave: Ginástica Laboral
LER/DORT
Promoção de saúde
Saúde do trabalhador
Data do documento: 25-Mai-2021
Resumo: A ginástica laboral é um programa de exercícios físicos planejados no intuído de melhorar a qualidade de vida das pessoas no seu local de trabalho para amenizar futuros problemas na saúde dos mesmos. Esta tese de conclusão de curso teve como objetivo discutir sobre a importância da ginástica laboral e assim verificar os pontos positivos da implantação de programas de ginástica, sendo encontrados no estudo, pontos como: melhora na autoestima, maior assiduidade no trabalho, melhor socialização e diminuição de faltas e/ou afastamento do trabalhador. Dito isso, é notória a relevância que a ginástica tem sobre o trabalho, tendo em vista os resultados obtidos nas pesquisas de campo. Portanto, para captação do material de estudo dessa pesquisa, foi utilizada uma revisão bibliográfica em publicação na base de dados da Biblioteca Digital da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A pesquisa consiste como principal motivador evidenciar que a temática, ginástica laboral, beneficia a saúde dos trabalhadores aliada a programas de ginásticas, a fim de facilitar o cotidiano dos praticantes, bem como evitar as lesões por esforço repetitivo e as doenças relacionadas ao trabalho (LER/DORT). Como resultado da pesquisa, cinco artigos foram selecionados para ajudar na construção desse trabalho, onde foi possível visualizar que a ginástica laboral ajuda diretamente na vida dos trabalhadores como promotora de saúde e bem estar físico e social, ressaltando que o programa de promoção da saúde afeta inclusive o estilo de vida, possibilitando o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Descrição: COSTA, Bruno Diego de Brito. Estudo de caso na ginástica laboral na Biblioteca Digital da UEPB. 2021. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25440
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Diego de Brito CostaPDF - Bruno Diego de Brito Costa796.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito168.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.