Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25443
Título: Dimorfismo sexual em uma população de Physalaemus cuvieri Fitzinger, 1826 (ANURA: LEPTODACTYLIDAE) habitando um remanescente de Floresta Atlântica no nordeste do Brasil
Autor(es): Alamar, Eumarquiziney Amancio Benevides
Palavras-chave: Divergência de nicho ecológico
Seleção sexual
Herpetologia
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: A existência de dimorfismo sexual em anfíbios anuros tem sido atribuída a vários fatores, tais como seleção sexual e diferença no uso de recursos de seus habitats. Este estudo investigou a ocorrência de dimorfismo sexual no tamanho do corpo, tamanho da cabeça e massa corporal em uma população de Physalaemus cuvieri vivendo em um fragmento de Floresta Atlântica no Nordeste brasileiro. Também foi avaliado o status de conhecimento atual sobre a existência de dimorfismo sexual em outras populações de P. cuvieri; bem como nas demais espécies que compõem o grupo de P. cuvieri. Os machos atingiram maturidade sexual exibindo comprimento rostro-cloacal menor do que as fêmeas. As fêmeas adultas apresentaram comprimento rostro-cloacal significativamente maior do que os machos adultos. Também foi observado dimorfismo sexual em relação ao comprimento e altura da cabeça, porém não diferença significativa na largura da cabeça. Não houve diferença significativa quanto à massa corporal entre os sexos. O índice de dimorfismo sexual (IDS) apresentou um viés em favor das fêmeas adultas. Foram registrados somente dois estudos sobre dimorfismo sexual em populações de Physalaemus cuvieri, sendo um deles este presente trabalho. Dentro do grupo de P. cuvieri não existem dados disponíveis na literatura sobre dimorfismo sexual para as espécies P. ephippifer e P. fischeri. Os machos e fêmeas sexualmente maduros de P. cuvieri parecem adotar diferentes estratégias de investimento reprodutivo. Fêmeas com maior tamanho corporal do que os machos é considerado um padrão para a maioria das espécies de anuros, e sugere aumento da fecundidade nas fêmeas. Dimorfismo sexual no tamanho da cabeça (partes da boca) pode indicar que machos e fêmeas de P. cuvieri diferem nos tipos de presas que consomem. Informações sobre dimorfismo sexual dentro do grupo de P. cuvieri mostraram-se bastante escassas e geograficamente pouco representativas, evidenciando uma grande lacuna de conhecimento.
Descrição: ALAMAR, Eumarquiziney Amancio Benevides. Dimorfismo sexual em uma população de Physalaemus Cuvieri Fitzinger, 1826 (Anura: Leptodactylidae) habitando um remanescente de floresta atlântica no Nordeste do Brasil. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25443
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Eumarquiziney Amancio Benevides AlamarPDF- Eumarquiziney Amancio Benevides Alamar821.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito64.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.