Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25446
Título: Vivência da arbitragem no Handebol: Um Relato de Experiência
Autor(es): França, Thales Raiff Bezerra de
Palavras-chave: Handebol
Handebol - Regras do Jogo
Árbitro
Data do documento: 3-Jun-2021
Resumo: O campo esportivo desperta inúmeras opções de atuação profissional, seja de forma direta ou indireta. No handebol, por exemplo, existem diversas formas de atuação profissional, seja com técnico, como árbitro, ou na equipe de apoio. O estudo tem a finalidade de mostrar e ainda motivar aos adeptos do esporte, especialmente aos adeptos do handebol, como se dá a atuação e do árbitro e toda a sua formação, contribuindo para a uma formação mais ampla do leitor e dos adeptos a modalidade.Neste relato, faço uso da narração da minha vivência como árbitro de handebol, demonstrando toda a minha formação, e inspirando novos árbitros em início de carreira. Minha formação inicial se deu através do curso de formação de novos árbitros, realizado pela Federação Paraibana de Handebol, onde tive atuação em todo o estado através de aulas teóricas e práticas dentro de uma competição em andamento. Posteriormente, eu e minha dupla, inciamos o processo de formação para o curso de Ascenção a categoria de árbitro nacional, realizado pela Confederação Brasileira de Handebol, no ano de 2014. Assistimos a inúmeras palestras, realizamos inúmeras avaliações escritas e de vídeo, e ainda realizamos um teste de aptidão física. Após ter alcançado a categoria de árbitro nacional, iniciei minha carreira arbitrando eventos nacionais como Jogos Escolares da Juventude, Liga Nacional, Liga Nordeste, Campeonato Brasileiro, entre outras competições. Após 2 anos como árbitro nacional, fui indicado juntamente com minha dupla para o PROCAP, Programa de Formação de Novos Árbitros, realizado pela Federação Panamericana de Handebol, onde iniciei minha carreira no continente arbitrando o Sulamericano de Handebol, na cidade de Asunción, no Paraguai, da categoria infantil e cadete, como árbitro nacional aspirante à categoria cotinental. Toda essa vivência mostra toda a preparação que o árbitro recebe antes de atuar em alguma competição, servindo para inspirar novos árbitros em inicio de carreira, e mostrando aos adeptos do esporte e dicentes do curso de Educação Física, novos campos de atuação profissional.
Descrição: FRANÇA, Thales Raiff Bezerra de. Vivência da arbitragem no handebol: um relato de experiência. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25446
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thales Raiff Bezerra de França.pdfPDF - Thales Raiff Bezerra de França1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito328.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.