Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25447
Título: Atuação do psicólogo escolar: Representações sociais de profissionais da educação
Autor(es): Araújo, Nuhara de Oliveira
Palavras-chave: Representações Sociais
Atuação profissional
Psicologia educacional
Psicologia escolar
Data do documento: 31-Mai-2021
Resumo: A Educação foi uma das primeiras áreas de atuação consolidadas para a Psicologia no Brasil, e sua prática, a princípio, era centrada nos alunos e baseada no psicodiagnóstico e em metodologias psicométricas. Embora tenha se evidenciado a ineficiência de tais formas de intervenção no contexto educacional, os psicólogos escolares continuam a receber demandas baseadas no modelo clínico de intervenção. Este trabalho teve por objetivo geral apreender as representações sociais dos profissionais da educação de uma escola da rede pública de Campina Grande/PB acerca da atuação do psicólogo escolar, utilizando como perspectiva teórico-metodológica a Teoria das Representações Sociais. A amostra contou com 8 participantes. As entrevistas foram processadas no software Iramuteq. Os participantes representam o psicólogo como um profissional importante no contexto escolar, promotor de saúde, que deve atuar preventivamente e abranger todos os envolvidos no processo educativo. Embora tenham apresentado algumas representações ancoradas no modelo clínico, como a culpabilização da família, as representações apreendidas se aproximam da perspectiva crítica que se tem buscado para a prática da psicologia escolar.
Descrição: ARAÚJO, Nuhara de Oliveira. Atuação do psicólogo escolar: Representações sociais de profissionais da educação. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25447
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nuhara de Oliveira AraújoPDF - Nuhara de Oliveira Araújo394.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito80.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.