Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25449
Título: Benefícios da atividade física em usuários do NASF: Uma revisão sistemática
Autor(es): Silva, Igor Delfino Gomes da
Palavras-chave: Atividade física
Saúde da família
Qualidade de vida
Data do documento: 25-Mai-2021
Resumo: Buscando melhora na atenção básica de saúde, em 2008 foi criado o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), que tem como objetivo a melhora da integralidade do cuidado, a interdisciplinaridade e a intersetorialidade relacionadas à promoção da saúde e prevenção de doenças no âmbito do sistema único de saúde (SUS). Dessa forma, o programa permite o incremento do trabalho multidisciplinar envolvendo profissionais, dentre eles a participação do profissional de Educação Física, visando os benefícios resultantes do exercício físico. No entanto, é possível afirmar o aumento do acometimento das doenças crônicas em grande parte da população brasileira, está quase sempre atado ao estilo de vida adotado, sendo a alimentação inadequada aliada ao sedentarismo, os principais aspectos para o desencadeamento de tais patologias. Dessa forma o profissional de Educação Física do NASF tem o papel de levar aos usuários programas de atividade física/prática corporal, afim de modificar o estilo de da população envolvida, visando a diminuição da problemática do alto índice de sedentarismo e consequentemente a redução do acometimento das doenças crônicas. Nesse sentindo, o estudo objetivou identificar os benefícios da atividade física no usuários participante do NASF, de modo que foi realizada uma revisão na bibliografia nas determinadas base de dados: : LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe emCiências da Saúde), PubMed (US National Library of Medicine), SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e biblioteca virtual do Ministério da Saúde, publicados de 2014 a 2021 .Utilizando critérios de inclusão artigos disponibilizados gratuitamente na língua portuguesa. Foram excluídos monografias, teses, dissertações e revisões. Dessa forma, o estudo identificou benefícios relacionados à pratica de exercício físico e práticas corporais desenvolvidos pelo profissional de Educação Física delineado pelo NASF, com informações pertinentes no que se diz respeito à melhora de condições funcionais e biológicas no usuário atendido pelo programa, enfatizando a importância do Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
Descrição: SILVA, Igor Delfino Gomes da. Benefícios da atividade física em usuários do NASF: Uma revisão sistemática. 2021. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25449
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito342.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Igor Delfino Gomes da SilvaPDF - Igor Delfino Gomes da Silva353.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.