Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2545
Título: Investigação do potencial mutagênico e antimutagênico do extrato de Acanthospermum hispidum (Espinho-de-cigano) em células do sangue periférico de camundongos da espécie Mus musculus (Swiss albino) in vivo
Autor(es): Cruz, Áthina Gomes de Meneses
Palavras-chave: Micronúcleo
Medicina popular
Genética vegetal
Data do documento: 26-Nov-2013
Resumo: Acanthospermum hispidum é uma planta anual, herbácea, pertencente à família Asteraceae (antiga Compositae). É uma infestante de lavouras agrícolas anuais e perenes conhecida no Nordeste do Brasil pelo nome de espinho de cigano (LORENZI, 2008). A. hispidum, tem sido muito utilizada em pesquisas biológicas, com a intenção de comprovar o que diz a medicina popular ou descobrir novas atividades. Neste trabalho, foi analisado o potencial mutagênico e antimutagênico da administração aguda do extrato desta planta em células de camundongos, utilizando o teste de micronúcleo. Os animais, com média de peso corporal de 25g, foram tratados com três diferentes concentrações do extrato (500, 1000 e 2000 mg/Kg de peso corporal). Células do sangue periférico de camundongos foram colhidas 30 horas após o tratamento para o teste de micronúcleo. Os resultados mostraram que o extrato de Acanthospermum hispidum não induziu aumentos estatisticamente significativos na média de eritrócitos policromáticos micronucleados nas três concentrações testadas, não demonstrando mutagenicidade e o mesmo também não demonstrou proteção ao material genético de camundongos frente à ciclofosfamida, apresentando resultado negativo para antimutagenicidade.
Descrição: CRUZ, Á. G. de M. Investigação do potencial mutagênico e antimutagênico do extrato de Acanthospermum hispidum (Espinho-de-cigano) em células do sangue periférico de camundongos da espécie Mus musculus (Swiss albino) in vivo. 2013. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2545
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Áthina Gomes de Meneses Cruz.pdfÁthina Gomes de Meneses Cruz437.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.