Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25451
Título: Corpos e identidades marcadas pelo esporte: Narrativas de mulheres (ex)atletas
Autor(es): Silva, Anacelly Ramos Pereira
Palavras-chave: Corpo
Atletas
Gênero
Identidade
Data do documento: 3-Jun-2021
Resumo: O corpo carrega várias marcas identitárias que são construídas de acordo com o contexto no qual o sujeito está inserido, devendo ser levado em consideração questões sociais e culturais, que vão muito além das características biológicas. O objetivo central do trabalho é identificar em narrativas de mulheres (ex)atletas - mais especificamente, opressões vividas a partir dos marcadores sociais gênero feminino e/ou corpo negro, no sentido de compreender o papel de espaços formativos no processo de construção de identidades, tendo em vista as aproximações e distanciamentos existentes durante a trajetória esportiva dessas mulheres, para que seja possível fazer apontamentos reflexivos que contribuam para ressignificar as práticas escolares e de clubes a partir das mesmas narrativas. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo narrativa. O estudo utilizou duas entrevistas com narrativas de uma (01) ex-atleta - Joanna Maranhão - e uma (01) atleta - Etiene Medeiros -, ambas da natação, publicadas na plataforma digital da Rede Globo de Televisão, no portal Globo Esporte e Globo Play. No que se refere às discussões sobre o gênero e corpo negro, o estudo aponta, com base nas narrativas, que instituições como a escola e o clube esportivo, bem como, relações interpessoais vivenciadas, revelam práticas racistas, sexistas e estereotipadas que marcaram o corpo e suas identidades.
Descrição: SILVA, Anacelly Ramos Pereira. Corpos e identidades marcadas pelo esporte: Narrativas de mulheres (ex) atletas. 2021. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25451
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anacelly Ramos Pereira da SilvaPDF - Anacelly Ramos Pereira da Silva831.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito469.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.