Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25452
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Gabriel Figueiredo-
dc.date.accessioned2022-01-20T12:17:06Z-
dc.date.available2022-01-20T12:17:06Z-
dc.date.issued2021-06-04-
dc.identifier.otherCDD 797.21-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25452-
dc.descriptionLIMA, Gabriel Figueiredo. Análise do desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) incluídos na prática de natação: Uma revisão bibliográfica. 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO afogamento é uma das principais causas de morte de pessoas com autismo, principalmente na fase infantil. Ficando claro assim a necessidade de uma intervenção profissional nessa área. É aí onde entra a educação física, com a natação e seus afins. Logicamente é necessário o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar e o apoio da família para que haja uma melhoria na qualidade de vida dessas crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Aliada a uma metodologia lúdica e chamativa para essas crianças, as atividades aquáticas são efetivas e proporcionam experiências altamente benéficas para a saúde física e mental em diversos aspectos, como: um maior conhecimento sobre seu próprio corpo (percepção e domínio corporal), melhorias na coordenação motora (fina e grossa), maior sociabilidade e interação social, a fuga da realidade ao mergulhar em um novo mundo, melhorando a autoestima, imaginação, confiança, comportamento, etc. Proporcionando novas vivências e confirmando assim, uma melhor formação da personalidade e inteligência dessas crianças portadoras do TEA, sempre buscando através da natação e das atividades aquáticas o desenvolvimento psicomotor, para que assim, possuam maior autonomia e integração no meio social. Agregando de forma positiva na qualidade de vida dessas pessoas. Portanto, o presente trabalho, caracterizado como revisão bibliográfica, tem como objetivo discutir a efetividade do processo de inclusão de crianças com TEA nas aulas de natação e analisar possíveis avanços no desenvolvimento psicomotor.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Josenaldo Lopes Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectNataçãopt_BR
dc.subjectNatação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento psicomotorpt_BR
dc.titleAnálise do desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) incluídos na prática de natação: Uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriel Figueiredo LimaPDF - Gabriel Figueiredo Lima421.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito711.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.