Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25453
Título: Exercício físico e as repercussões no perfil imunológico: Uma revisão bibliográfica
Autor(es): Silva, Carlos José
Palavras-chave: Resposta imunológica
Sistema imunitário
Atividade física
Data do documento: 7-Jun-2021
Resumo: A prática de atividades físicas constitui uma medida não farmacológica sendo utilizada tanto para tratamento como na prevenção de doenças metabólicas, físicas e psicológicas. Praticar atividades físicas regularmente pode reforçar o sistema imunológico, reduzindo o aparecimento de doenças transmissíveis inclusive infecções virais. No entanto, o exercício tanto pode resultar numa resposta imune benéfica, como também ser prejudicial, onde a intensidade, volume e frequência atuam como variáveis chaves na resposta imunológica, podendo potencializa-la ou reduzi-la. O sistema imunitário está intimamente relacionado com o sistema endócrino e nervoso, e estes atuam conjuntamente a fim de modulá-lo em resposta ao esforço. Pesquisas vêm tentando esclarecer os efeitos imunomodulatórios em resposta à intensidade, volume, frequência e tipo de exercício a fim de elucidar a melhor dose-resposta. Nesse contexto, o objetivo desta revisão foi analisar a influência do exercício físico na modulação do sistema imunológico. O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, e as consultas se deram no Google Acadêmico, Scielo e Portal Capes. Os resultados encontrados evidenciaram que exercícios moderados são os que proporcionam ótimos efeitos sobre a imunidade, potencializando-a e produzindo efeito protetor, enquanto se tem observado que os exercícios intensos e extenuantes ou com tempo de recuperação insuficiente provocam um estado de vulnerabilidade temporária no sistema imune, tornando mais suscetível à doenças infecciosas, principalmente às do trato respiratório superior. Ressalta-se que, o estado nutricional, nível de aptidão física, sono, ansiedade e sedentarismo exercem importantes alterações sobre a imunidade, e podem refletir também nos dados observados.
Descrição: SILVA, Carlos José. Exercício físico e as repercussões no perfil imunológico: Uma revisão bibliográfica. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25453
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Carlos José SilvaPDF- Carlos José Silva159.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito90.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.