Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25456
Título: Contribuições da atividade física no tratamento de pessoas com depressão
Autor(es): Melo, Ronildo Marcelino Dos Santos
Palavras-chave: Depressão
Atividade física
Exercício físico
Data do documento: 7-Jun-2021
Resumo: Muito se tem questionado sobre a relação entre a atividade física e a depressão e como a prescrição dos exercícios físicos pode auxiliar na redução dos danos causados pela depressão, considerada uma das doenças mais incapacitantes do século XXI. Sabe-se que os indivíduos acometidos pela psicopatologia em questão são afetados de forma extremamente negativa, apresentando tristeza profunda, apatia, falta de perspectiva em relação ao futuro, entre outros aspectos. A necessidade de práticas que se relacionem com os tratamentos de ordem medicamentosa e psicoterápica é cada vez maior, com o intuito de auxiliar as pessoas acometidas pela depressão. É nesta linha de raciocínio que este trabalho se insere, assim o objetivo central é evidenciar quais são as possíveis contribuições que a atividade física pode promover em pessoas diagnosticados com depressão. O presente estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, sendo consultadas as plataformas Google Acadêmico Scielo, a partir dos seguintes descritores: “atividade física e depressão”, “benefícios da atividade física em pessoas depressivas”, e sendo feito o recorte dos artigos publicados entre 2015 e 2021. Os resultados demonstram haver uma forte relação entre a melhora do indivíduo e a atividade física, que passa a figurar como um auxiliar terapêutico. Conclui-se que a atividade pode atuar de forma significativa na qualidade de vida das pessoas depressivas, sendo um auxílio terapêutico valioso.
Descrição: MELO, Ronildo Marcelino dos Santos. Contribuições da atividade física no tratamento de pessoas com depressão. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25456
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ronildo Marcelino Dos Santos MeloPDF - Ronildo Marcelino Dos Santos Melo460.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito658.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.