Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25459
Título: Atividade tafonômica de necrobia rufipes (De Geer) (COLEOPTERA, CLERIDAE) em lesões provenientes de agentes instrumentais em modelo animal
Autor(es): Santos, Gisnalyni Almeida dos
Palavras-chave: Besouro
Necrófago
Traumatologia Forense
Entomologia Forense
Data do documento: 2-Jun-2021
Resumo: Os insetos podem alterar a posição do corpo, os tecidos corporais e as lesões que podem contribuir para a identificação da causa da morte de um indivíduo. É de suma importância o entendimento da interação inseto-cadáver, haja vista que os efeitos transformadores subsequentes ao óbito podem encobrir a real causa mortis, o que terá implicações direta, por exemplo, na elucidação de um homicídio. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar a atividade tafonômica de Necrobia rufipes (De Geer) em lesões provenientes de agentes instrumentais em modelo animal. A espécie em questão é um besouro necrófago, cosmopolita, que ocorre, em especial, nos estágios finais do processo de decomposição. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Sistemática e Bioecologia de Insetos da UEPB. Os experimentos foram realizados em dois momentos distintos. O primeiro bioensaio foi composto pelos tratamentos lesão incisa (faca) e controle e o segundo, pela lesão corto-contusa (machado) e pelo controle, em triplicatas. Para a realização do experimento, foram utilizados pés de Sus scrofa (Suidae) fervidos e expostos por 24 horas ao ar livre, em recipiente protegido, para evitar a contaminação. Em um recipiente plástico, foi posicionado o pé do suíno sob uma camada grossa de areia lavada estéril, simulando um corpo no solo, e acrescidos 20 adultos do besouro. Os bioensaios foram realizados em incubadoras B.O.D. a 28ºC ± 3ºC e fotofase de 24 horas. As alterações tafonômicas causadas por N. rufipes foram acompanhadas a cada dois dias, por quatro meses, e registradas por meio de fotografias. Pode-se constatar que N. rufipes não descaracterizou a configuração inicial das lesões, mas produziu novas lesões, as quais foram mais evidenciadas a partir do 8º e 6º dia de experimento, nos ferimentos inciso e corto-contuso, respetivamente. É notório que os insetos visitaram as lesões, uma vez que foram verificadas partículas do solo no interior das mesmas. Os adultos também entraram no tecido cadavérico na porção ventral do pé, bem como se alimentaram do tecido conjuntivo dos ligamentos e das articulações. O encontro de pelotas fecais nos pés, nas laterais do recipiente e no algodão umedecido colocado no seu interior, respaldado pelos registros fotográficos, comprova a atividade do inseto. Nos grupos controle foram verificadas lesões nos pés de suínos produzidas pela ação de N. rufipes. Observa-se que a espécie é capaz de alterar lesões ante-mortem como também tem condições de realizar feridas post-mortem. Portanto, os estudos necessitam de continuidade para que as informações obtidas possam auxiliar peritos e médicos legistas na compreensão das ações ocasionadas por um inseto necrófago.
Descrição: SANTOS, Gisnalyni Almeida dos. Atividade tafonômica de Necrobia rufipes (De Geer) (COLEOPTERA, CLERIDAE) em lesões provenientes de agentes instrumentais em modelo animal. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25459
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito63.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF- Gisnalyni Almeida dos SantosPDF- Gisnalyni Almeida dos Santos1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.