Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25462
Título: As aulas de segurança aquática na natação infantil: Relato de experiência
Autor(es): Trajano, Karla Maria Sousa
Palavras-chave: Natação infantil
Ludicidade
Segurança aquática
Data do documento: 10-Nov-2020
Resumo: A natação é uma das modalidades esportivas conhecida por proporcionar a seus praticantes uma extensa variedade de benefícios, sejam físicos, cognitivos, sociais e afetivos. A busca pela modalidade muito se objetiva ao fato do aprender a nadar, de tratamentos de doenças respiratórias, da reeducação postural e da segurança em ambientes aquáticos. Fugindo do padrão de aulas sistematizadas para o ensino dos quatro estilos, compreendemos a importância de proporcionar aos alunos, momentos de prazer, através de vivências lúdicas que estimulem o aprendizado em sua totalidade. Mesmo sendo um esporte muito procurado pelos seus inúmeros benefícios, nos deparamos com um dos cenários que existem no Brasil, onde os afogamentos se constituem enquanto uma das principais causas de acidentes e óbitos entre o público infantil e adolescente. Por isso, a prática educativa entendida enquanto processo que está indissociado da realidade concreta em que está inserido, permite lançar a problemática: como as aulas de natação podem contribuir para mudar esse trágico contexto? Nesse sentido, o objetivo deste estudo é demonstrar a relevância da temática da segurança aquática nas aulas de natação infantil. Para isso, escolhemos o relato de experiência para descrever e discutir o percurso realizado durante as aulas de natação que ocorreram ao longo do mês de novembro de 2019, quando se promoveu o Mês Nacional de Segurança Aquática, em oito turmas com crianças de faixa etária situada dos 4 aos 12 anos.
Descrição: TRAJANO, Karla Maria Sousa. As aulas de segurança aquática na natação infantil: relato de experiência. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25462
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karla Maria Sousa TrajanoPDF - Karla Maria Sousa Trajano357.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito181.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.