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dc.contributor.authorGomes, Amanda Ricelli de Almeida Nunes-
dc.date.accessioned2013-11-26T17:41:09Z-
dc.date.available2013-11-26T17:41:09Z-
dc.date.issued2013-11-26-
dc.identifier.otherCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2546-
dc.descriptionGOMES, A. R. de A. N. O ensino de ciências nas séries iniciais do fundamental: reflexões sobre o fazer pedagógico na cidade de Campina Grande - PB. 2013. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou analisar as concepções dos professores sobre os objetivos do ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental, assim como seus reflexos no fazer pedagógico, confrontando com documentos que regulamentam o mesmo. Para tanto, lançamos mão de um estudo de abordagem qualitativa, buscando contribuir na compreensão de aspectos relevantes para a (re) construção do processo de ensino em Ciências. Para realização do levantamento dos dados, foi aplicado um questionário com os professores da Rede Pública e da Rede Privada de ensino, com intuito de obter informações referentes ao sexo, faixa etária, tempo de magistério, a formação acadêmica dos docentes, nível de titulação, séries em que atuam, avaliação que fazem da importância do ensino de Ciências nas cinco séries iniciais do Ensino Fundamental, fundamentação metodológica de sua práxis e vinculação desta com o que está posto nos PCNs para o Ensino Fundamental. O conteúdo do questionário revelou que 89% dos entrevistados eram do sexo feminino, com média de idade de 38,8 anos para o ensino público e no ensino particular ficou média de 29,8 anos; o tempo em exercício no magistério no setor público apresentou um quadro de professores de 66% lecionando a mais de 10 anos e no setor privado encontrou-se 57% lecionando entre 5 e 10 anos; quanto ao questionamento sobre a formação universitária 100% são de pedagogos; quando indagados sobre qual seria a importância do ensino de Ciências, 62% dos professores responderam que o ensino de Ciências se mostra importante por levar o estudante a conhecer o meio no qual vive, compreendendo melhor principalmente o meio ambiente e o corpo humano; observa-se que 64% dos professores consideram os PCNs como um instrumento norteador a fim de oferecer suporte a elaboração das aulas; quando questionados sobre a importância do planejamento das aulas 24% dos professores afirmam auxiliar na organização didática da aula; dentre as dificuldades apresentadas 37% da amostra consideram a falta de recursos didáticopedagógicos como principal dificuldade a ser enfrentada na exposição dos conteúdos para os alunos e, 37% dos professores procuram desenvolver trabalhos de pesquisa e projetos a fim de auxiliar na construção do conhecimento em Ciências. Essa pesquisa abre espaço para mais investigações sobre o Ensino de Ciências, deixando em aberto um grande número de possibilidades a serem estudadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cibelle Flavia Farias Nevespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO ensino de ciências nas séries iniciais do fundamental: reflexões sobre o fazer pedagógico na cidade de Campina Grande - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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