Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25475
Título: O impacto do coronavírus nas competições de vôlei de praia
Autor(es): Farias, Ingride Tavares
Palavras-chave: Vôlei de praia
Coronavírus
Protocolo de segurança
Medidas de segurança
Atividade física
Data do documento: 20-Mai-2021
Resumo: O presente artigo faz um resumo do impacto do Covid-19 nos atletas e competições de vôlei de praia. Ele é baseado nas assertivas do Ministério da Saúde e de pesquisadores. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória de natureza qualitativa por meio da estratégia denominada estudo de caso, acerca das retomadas das competições oficiais do Vôlei de Praia no Brasil e teve como objetivo realizar um levantamento das orientações/recomendações que houve nesse período atual em relação ao coronavírus para ocorrer os eventos esportivos. Com base nessas orientações, elabora-se o protocolo aplicado ao cenário do Brasil, seguindo as normas que já estão sendo aplicadas fora do Brasil, feito pela FIVB. Considerando a importância da retomada dos esportes, não apenas quanto aos fatores econômicos, mas de lazer e saúde para toda a população. Temos conhecimento que o exercício físico melhora a imunidade e a saúde em geral. Porém, a COVID-19 alterou o comportamento de todas as atividades humanas, incluindo o esporte. Muitas pessoas que praticavam atividades de forma regular deixaram de fazer ou diminuíram sua frequência. Se para as pessoas que treinavam esporadicamente o cenário ficou complicado, imagine para atletas profissionais. Confinados, não imaginávamos à proporção que o isolamento poderia tomar. Com isso, os profissionais do esporte tiveram rotinas alteradas, sem falar nas repercussões no trabalho, com redução salarial devido à ausência de competições. Nesse estudo foram avaliados os riscos de retorno às atividades esportivas com base nas regulamentações e diretrizes do Ministério da Saúde, pois são medidas que podem mudar com frequência conforme o status da pandemia. A retomada atividades esportivas durante a pandemia da COVID- 19 é um processo complexo. Por isso, os treinamentos e eventos esportivos não ocorreram até que medidas apropriadas relacionadas ao local de realização tenham sido implementadas e informadas a todos envolvidos. Um protocolo foi criado pela CBV e médicos do esporte, onde está sendo seguidas todas as diretrizes para se dar continuidade às atividades com toda segurança devida. Apesar de estar sendo num formato bem atípico, o protocolo vem funcionando sendo com certeza a melhor opção para o período que estamos vivendo, onde traz segurança a todos envolvidos.
Descrição: FARIAS, Ingride Tavares. O impacto do coronavírus nas competições de vôlei de praia. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25475
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito480.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Ingride Tavares Farias.pdfPDF - Ingride Tavares Farias.pdf1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.