Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25476
Título: Manifestação de doenças respiratórias em moradores de áreas de plantio de cana-de-açúcar de Juripiranga-PB
Autor(es): Nascimento, Gyorgia Karolaine Matias do
Palavras-chave: Doenças respiratórias
Queima da palha
Cultivo canavieiro
Cana-de-açúcar
Data do documento: 25-Jun-2021
Resumo: O estudo, de caráter qualitativo, é direcionado para análise da percepção dos moradores das ruas Alagoas, Brasília e Vereador Pedro Alexandre Barbosa, do município de Juripiranga-PB, sobre a manifestação de doenças respiratórias em decorrência da presença do cultivo canavieiro na área. Na pesquisa, é abordado, além da questão de saúde pública e percepção, a geração de impactos socioambientais da monocultura canavieiras. Os dados analisados foram coletados através de entrevistas realizadas com moradores da área já mencionada e dados constantes nos relatórios mensais de doenças assistidas na Unidade Básica de Saúde da Família III do município, no período de 18 de agosto de 2019 a 23 de fevereiro de 2020, correspondente à safra açucareira. Os dados obtidos, mostram baixa ocorrência de doenças respiratórias entre moradores da área e apontam também, que os moradores percebem que a vida próxima aos canaviais, os expõem a fatores que podem ocasionar problemas de saúde.
Descrição: NASCIMENTO, Gyorgia Karolaine Matias do. Manifestação de doenças respiratórias em moradores de áreas de plantio de cana-de-açúcar de Juripiranga-PB. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25476
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gyorgia Karolaine Matias do NascimentoPDF - Gyorgia Karolaine Matias do Nascimento3.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito147.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.