Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2548
Título: PREÁ: um processo de desenvolvimento de software educacional baseado em metodologias ágeis
Autor(es): Lima, Maelson Marques de
Palavras-chave: Engenharia de software
Software educacional
Desenvolvimento de Softwares
Data do documento: 26-Nov-2013
Resumo: A evolução tecnológica e as transformações no mundo produtivo têm instigado os diversos setores educacionais a refletirem sobre novos modos de construção curricular. Com o aumento de softwares educacionais no mercado surge a necessidade de se desenvolverem processos capazes de padronizarem a criação desta modalidade de software. Partindo desta conjectura, buscamos especificar um modelo de processo de desenvolvimento de software educacional que leve em consideração a complexidade que é o desenvolvimento desta modalidade de software e que agregue aspectos de avaliação ao software produzido. A metodologia de pesquisa adotada neste trabalho foi dividida em três etapas: Levantamento de requisitos, concepção e modelagem do processo e implementação do processo. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura (RSL) a fim de obter informações sobre a evolução dos processos de desenvolvimento de software educativo, bem como as técnicas e ferramentas que são utilizadas para este processo. Esta monografia apresenta o PREÁ, um processo de desenvolvimento de software educacional, com base em metodologias ágeis e no manifesto ágil. O objetivo do PREÁ é contribuir com o desenvolvimento de software educacional, através de boas práticas da Engenharia de Software, bem como das metodologias ágeis, enfocando o fator humano. O resultado desta pesquisa é um processo que procura atender as demandas do desenvolvimento de software educacional. Foram diversas as dificuldades encontradas para o desenvolvimento deste processo, que vão desde precariedade de bases de pesquisa especializadas no assunto até a falta de especificação das técnicas, métodos e ferramentas na documentação dos trabalhos encontrados.
Descrição: LIMA, M. M. de. PREÁ: um processo de desenvolvimento de software educacional baseado em metodologias ágeis. 2013. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2548
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maelson Marques de Lima.pdfMaelson Marques de Lima783.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.