Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25483
Título: Desenvolvimento motor de crianças na educação infantil: Uma revisão
Autor(es): Silva, José Maxuell Vieira Lopes da
Palavras-chave: Crianças
Educação Física
Desenvolvimento motor
Educação infantil
Data do documento: 27-Mai-2021
Resumo: A Educação Infantil é uma etapa crucial para o desenvolvimento da criança, sendo marcada como a primeira fase da Educação Básica, e por isso é considerada primordial, por proporcionar os fundamentos essenciais para as outras fases de escolaridade. O desenvolvimento motor na Educação Infantil se apresenta como agente de socialização e de aprendizagem, por ser um processo global que envolve todo o desenvolvimento humano. Onde sua falta, pode afetar o desenvolvimento das crianças que estão iniciando a vida escolar. Diante do exposto, essa revisão buscou investigar e discutir o desenvolvimento motor em crianças pré-escolares, assim como a presença do professor de Educação Física pode influenciar no desenvolvimento motor, cognitivo e social desses indivíduos. O estudo em questão foi desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica de artigos científicos e livros, adotando uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva, visando investigar de maneira critica acerca da importância do professor de Educação Física no desenvolvimento motor de escolares do ensino infantil, onde buscou-se estudos que abordassem as contribuições do professor de Educação Física na Educação Infantil, as contribuições da psicomotricidade no desenvolvimento dos alunos, assim como as possíveis relações da motricidade com a aprendizagem das crianças. Sendo assim, realizou-se a busca de artigos da língua portuguesa e inglesa, publicados no período de 19 anos (2001-2020), nas bases de dados Google Acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e periódicos CAPES no período de setembro de 2020 a março de 2021. Foram encontrados 1096 artigos, onde após a aplicação dos critérios de exclusão e realização de uma leitura explicativa do título e resumo, foram selecionados manualmente 30 artigos para leitura do texto na integra. Após a leitura completa destes foi detectado que 03 artigos tinham referencias duplicadas e 08 não atendiam aos critérios de inclusão do presente estudo, representando assim a eliminação de 11 artigos, com isso, ficaram 19 artigos para construção da temática proposta. Diante da realização da pesquisa foi possível constatar que a Educação Física na Educação Infantil é alvo de muitos debates e reflexões, no entanto, ainda é pequeno o índice de produções teóricas, isto é, pesquisas e estudos que contribuam para a valorização e reconhecimento da importância e diferenças significativas que a presença do professor de Educação Física possui nas aulas dessa disciplina. Portanto, quando inserido na Educação Infantil, pode proporcionar aos alunos um melhor desenvolvimento motor, auxiliando cada vez mais no crescimento dos mesmos, ao utilizar-se dos conhecimentos específicos da área para desenvolver as atividades lúdicas, por isso, acredita-se que essa função, não deva ser exercida sem a formação adequada na área.
Descrição: SILVA, José Maxuell Vieira Lopes da. Desenvolvimento motor de crianças na educação infantil: Uma revisão. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25483
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Maxuell Vieira Lopes da SilvaPDF - José Maxuell Vieira Lopes da Silva229.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito83.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.