Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25492
Título: A importância da atividade física durante a pandemia do coronavírus
Autor(es): Menezes, Samara Vieira
Palavras-chave: Atividade física
Pandemia
Qualidade de vida
Data do documento: 13-Ago-2021
Resumo: O termo coronavírus se refere a uma família de vírus que causam infecções respiratórias já conhecida desde a década de 60. A prática regular de exercícios físicos é amplamente reconhecida na literatura científica como uma estratégia não-farmacológica para o tratamento e prevenção de diversas doenças, sejam elas de caráter metabólico, físico e/ou psicológico (RAIOL, 2020). Neste estudo, aborda-se a questão dos benefícios da atividade física meio a pandemia do coronavírus, tendo como objetivo apresentar a prática de atividade física como ferramenta essencial na contribuição de uma melhor qualidade de vida, diminuindo anseios e incertezas que estamos vivenciando com a obrigatoriedade do distanciamento social. O presente trabalho caracterizado como relato de experiência, possui aspectos de pesquisa descritiva, ao qual descreve as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado extra-curricular de Educação Física, com ênfase em exercícios funcionais e musculação, tendo como subsídio embasamento de artigos científicos. Sendo assim, a pandemia do coronavírus veio a destacar fatores relevantes ao contexto de saúde e atividade física, uma vez que trouxe à tona diversos aspectos inerentes, entre eles ao destaque da frase “Mente sã, corpo são!” ao qual busca-se o equilíbrio entre corpo e mente para viver com qualidade. Podemos concluir ao final deste estudo que a prática de atividade física não só durante esse período que estamos vivendo, mas ao decorrer de toda vida, é algo fundamental, pois gera prazer e melhora sua qualidade de vida em todos os aspectos. Assim apresentamos resultados satisfatórios diante das dificuldades que o mundo atual passa, especificamente o nosso país, pois mesmo diante ao caos que vivenciamos em seu pico de transmissão e contaminação percebeu-se uma vontade maior em praticar atividades físicas, seja ela no intuito de manter a forma física, de se afastar de pensamentos negativos, diminuir a ansiedade e a depressão que acabou acometendo muitos alunos nesse período.
Descrição: MENEZES. Samara Vieira. A importância da atividade física durante a pandemia do coronavírus. 2021. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Bacharelado) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25492
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - TERMO DE DEPÓSITO.pdfPDF - TERMO DE DEPÓSITO2.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - TCC SAMARA VIEIRA MENEZES.pdfPDF - TCC SAMARA VIEIRA MENEZES521.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.