Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25495
Título: Análise histopatológica do budding tumoral em carcinoma de células escamosas de língua em jovens e idosos
Autor(es): Meneses, Raelly Katharinne Lima de
Palavras-chave: Carcinoma de células escamosas
Neoplasia bucal
Língua
Imuno-histoquímica
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: Objetivos: O presente estudo teve por objetivo analisar, morfologicamente, o Budding Tumoral (BT) em casos de Carcinoma de Células Escamosas de Língua (CCEL) em jovens (≤ 45 anos de idade) e idosos (≥ 60 anos de idade), associando-o com parâmetros clínicos. Metodologia: Foi uma pesquisa observacional caracterizada pela análise clínica e histoquímica de 60 casos de CCEL (30 casos em jovens e 30 casos em idosos). Informações clínicas (idade, tamanho do tumor, metástase linfonodal, metástase à distância, estadiamento clínico, tratamento, recidiva e sobrevida) foram obtidas em prontuários. Para avaliação morfológica, o BT foi classificado em 3 scores: ausência, presença de < 15 focos e de ≥ 15 focos. Para a análise estatística, utilizou-se o teste Exato de Fisher, considerando o valor de p < 0,05. Resultados: Observou-se diferença estatisticamente significativa de hábitos nocivos (p = 0,049) em ambos os grupos etários avaliados, contudo, sua maior ausência foi no grupo de jovens, metástase a distância (p = 0,020) e estadiamento clínico mais avançado III/IV, sendo estes dois últimos mais presentes nos idosos, corroborando assim achados na literatura os quais evidenciam que o CCEL é mais agressivo nesta faixa etária. O BT foi presente em 63,3 % (n = 38) dos casos, predominantemente com < 15 focos, sem diferença entre os grupos etários. Não houve associação significativa do BT com nenhum dos parâmetros clinicomorfológicos avaliados em nenhum dos grupos etários. Conclusões: Sugere-se assim que o CCEL em pacientes idosos se mostra mais agressivo, sendo diagnosticado em estágios mais tardios e com metástases. Ademais, o BT está presente em ambos os grupos etários, mas que, nos casos avaliados, não pode ser considerado como marcador de diferenciação de comportamento biológico do CCEL.
Descrição: MENESES, Raelly Katharinne Lima de. Análise histopatológica do budding tumoral em carcinoma de células escamosas de língua em jovens e idosos. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25495
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raelly Katharinne Lima de MenesesPDF - Raelly Katharinne Lima de Meneses1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito79.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.