Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25501
Título: Prevalência da Covid-19 em praticantes de ciclismo em Campina Grande/PB
Autor(es): Santos, Aracely Martins dos
Palavras-chave: Ciclismo
Atividade Física
Covid-19
Data do documento: 23-Set-2021
Resumo: A COVID-19 é uma doença respiratória aguda que pode ser grave e é causada por um coronavírus recentemente identificado, oficialmente chamado SARS-CoV2. Os alarmantes índices de sedentarismo que culminam em outras comorbidades como hipertensão arterial, diabetes e obesidade, oferecem risco à saúde de um modo geral e propícia o agravamento dos sintomas do vírus. Sendo assim, o ciclismo entra em cena como um forte aliado contra o sedentarismo e seus benefícios são imensuráveis. De acordo com a questão levantada, o objetivo geral foi identificar a prevalência de Covid-19 em praticantes de ciclismo na cidade de Campina Grande/PB e os objetivos específicos foram identificar o perfil dos praticantes de ciclismo, analisar se a prática de ciclismo é fator de proteção para amenizar os sintomas do Covid-19, discutir os benefícios do ciclismo na saúde e analisar se os praticantes aderiram aos protocolos sanitários de prevenção de contágio do COVID 19. O estudo trata-se de uma pesquisa de levantamento, exploratória, quantitativa e transversal. Com amostra de 62 participantes, onde os entrevistados foram captados através das redes sociais (WhatsApp em grupos de professores de educação física de todo o Brasil, e através do Instagram). As informações coletadas foram processadas, analisadas e arquivadas no programa Microsoft Excel. A partir do levantamento desse estudo é possível observar que a grande maioria dos praticantes buscam por qualidade de vida, lazer e bem-estar mental, praticam o ciclismo há mais de 12 meses com volume de 3h/semana e identificaram maiores ganhos em relação a resistência muscular e aeróbica, emagrecimento e ganho de massa magra, além de saúde mental. Em relação ao contágio, 35,5% dos participantes afirmaram ter contraído o vírus, destes, 52,2% tiveram sintomas mais comuns e do total de infectados, 25% alegaram ter ficado com alguma sequela. Acredita-se que o nível de escolaridade superior enquanto maioria nesse estudo, esteja ligada diretamente com a conscientização e respeito aos protocolos sanitários e a importância dos dispositivos de segurança, onde a maioria acredita no uso dos dispositivos de proteção frente ao combate e disseminação do vírus. A prática do ciclismo, de modo sistematizado e orientado, enquanto atividade física, aumenta o controle da resposta inflamatória, resultando em menor incidência, intensidade de sintomas e mortalidade frente as infecções virais e, portanto, podendo ser considerada fator de proteção para amenizar os sintomas do Covid-19. De modo geral, espera-se que esse estudo possa estimular novas pesquisas na área, bem como conquistar novos adeptos em busca de saúde, qualidade de vida e lazer.
Descrição: SANTOS, Aracely Martins dos. Prevalência da Covid-19 em praticantes de ciclismo em Campina Grande/PB. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25501
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito189.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Aracely Martins dos SantosPDF - Aracely Martins dos Santos363.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.