Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25503
Título: (01/12/21) Aplicabilidade do gel papacárie na clínica odontológica: uma revisão de literatura
Autor(es): Silva, Edna Júlia da
Palavras-chave: Cárie dentária
Saúde bucal
Papaína
Data do documento: 1-Jun-2021
Resumo: Introdução: A aplicação do gel Papacárie® pode estar presente em diversos atendimentos, como em procedimentos minimamente invasivos em crianças ou adultos, bem como no atendimento domiciliar direcionado aos idosos semi- dependentes. Essa prática irá de encontro às ações preventivas e de mínima intervenção que visam promover a saúde bucal e orientar familiares, cuidadores e aperfeiçoar o profissional. É considerada uma estratégia minimamente invasiva, constitui-se como um método químio-mecânica e menos traumática, pois a remoção da cárie dentária utilizando o papacárie é mais confortável, menos dolorosa e menor custo-benefício. Objetivos: O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura com o intuito de verificar na produção científica a aplicabilidade do gel papacárie nas práticas clínicas, enfatizando seus benefícios e repercussões na cavidade bucal, a necessidade de participação efetiva do cirurgião dentista e orientações de promoção de saúde que possam ajudar nas condutas de familiares e profissionais da saúde. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo e exploratório através de uma revisão de literatura realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE, através dos filtros na BVS, nos idiomas inglês, português. Na estratégia de busca foram empregados os termos: cárie, papaína, com restrição do ano de publicação e desenho de estudo. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados nos idiomas mencionados e estudos abordando os temas nas bases de dados descritas. Para critérios de exclusão foram considerados artigos não relacionados ao tema do estudo e artigos em idiomas não citados. Resultados: Foram encontrados 58 artigos, sendo 38 no LILACS e 20 na MEDLINE. Após os critérios de inclusão e exclusão foram considerados 8 artigos. Consideração Final: Após a leitura dos artigos, concluiu-se que o uso do gel papacárie na prática clínica é eficaz, menos doloroso para o paciente, podendo ser recomendada para quem procura alternativas químico-mecânicas e não métodos convencionais. Palavras-chaves: Cárie dentária. Papaína. Saúde bucal.
Descrição: SILVA, Edna Júlia da. Aplicabilidade do gel papacárie na clínica odontológica: uma revisão de literatura. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade de Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25503
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Edna Júlia da SilvaPDF- Edna Júlia da Silva1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito459.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.