Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25512
Título: Mulheres idosas no clube de mães: buscando aprendizagens, adquirindo saberes
Autor(es): Nobrega, Jéssica da Silva Mendonça
Palavras-chave: Aprendizagem
Mulher
Idoso
Subjetividade
Data do documento: 16-Nov-2020
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar de que forma a convivência cotidiana de mulheres idosas do Grupo de Convivência Clube de Mães, influência nos saberes, na saúde mental e no envelhecimento saudável. Como suporte teórico-metodológico temos os autores (BODSTEIN; LIMA; BARROS, 2014; ERIK ERIKSON, 1998; FALCÃO & BUCHER-MALUSCHKE, 2010; MENDES, 2012; OLIVEIRA, 2012; FREIRE, 1997; SILVEIRA, 2002; MORIN, 2000; JIMENEZ, MELENDEZ e ALBERS, 2012) que tratam da questão do envelhecimento e suas demandas socioculturais. A pesquisa enfatizou encontros com mulheres idosas motivadas pela discussão individual e coletiva de atividades temáticas, a observação participante e o partilhar de histórias e experiências de vida. Observamos em suas falas que as discussões temáticas (Contagem de histórias, autoimagem, respeito entre as gerações) influenciaram positivamente na autoestima ao afirmarem suas subjetividades relacionadas ao envelhecimento. Ao participarem destas atividades gestaram relatos de vida que influenciaram a saúde mental, a valorização dos sentimentos de pertencimento e ao conhecimento das aprendizagens afetivo emocionais. As mulheres idosas sentiram-se mais capacitadas para enxergarem a velhice de forma mais ativa, reencontrando-se com suas qualidades afetivas, habilidades cognitivas, experiências de vida, valorizando suas subjetividades nesta etapa de envelhecimento e aprendizagem continuada.
Descrição: NOBREGA, J. S. M. Mulheres idosas no clube de mães: buscando aprendizagens, adquirindo saberes. 2020. 32 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25512
Aparece nas coleções:I - DHEE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jéssica da Silva Mendonça.pdf611.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de depósito.pdf82.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.