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dc.contributor.authorEpaminondas, Nayara Rayane do Nascimento-
dc.date.accessioned2022-01-25T19:43:14Z-
dc.date.available2022-01-25T19:43:14Z-
dc.date.issued2020-09-21-
dc.identifier.otherCDD 107-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25513-
dc.descriptionEPAMINONDAS, N. R N. O mito da "Ditabranda" e a marginalização do ensino de filosofia nos anos de repressão Pós 1964 e seus reflexos na educação. 2020. 17f. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem o intuito de falar sobre a política educacional durante o período da ditadura militar, visto que, à época as políticas sociais planejadas estavam diretamente atreladas aos planos econômicos, ideológicos e, acima de tudo, políticos do Estado Militar pós-1964. Sabe-se que mesmo com um discurso voltado para o investimento à educação, a trajetória do “desenvolvimento” educacional não passou de mera retórica. Além disso, para entender melhor sobre esse período é de suma importância fazer notar cinco pontos cruciais que foram caracterizados e desenvolvidos na Política Educacional durante o período ditatorial. Esta pesquisa também corrobora pelo fato de possuir alguns tópicos relevantes acerca do tema. A priori, este trabalho será dividido em cinco tópicos. Sendo assim, no primeiro falaremos sobre os “Pressupostos Históricos que levaram ao Período Ditatorial”. No segundo momento, discutiremos sobre “A memória como Resistência: Algumas Considerações”. No terceiro tópico: “A marginalização do Ensino da Filosofia” e, por último, abordaremos a temática “A Ditadura Militar e seus Reflexos na Educação e Identidade Cultural”. O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica e eletrônica, onde o tema abordado relata o mito da “ditabranda” e a marginalização do ensino da filosofia nos anos de repressão pós-1964 e os seus reflexos na educação, tendo como corpus informações de como o período ditatorial repercutiu numa instabilidade da Educação perante o regime autoritário, principalmente no ensino da filosofia. Desta forma, serão inseridas as publicações em: livros, artigos, editoriais, revisões, monografias, dissertações e teses. Em toda a abordagem que teve esta revisão bibliográfica é possível verificar as razões acerca da suma importância dessa temática, pois oferece reverberações acerca de um momento tão difícil para o Brasil que foi a Ditadura Militar de 1964.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Dr. José Nilton Conserva de Arrudapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGolpe militarpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
dc.titleO mito da "Ditabranda" e a marginalização do ensino de filosofia nos anos de repressão Pós 1964 e seus reflexos na educaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFE - Monografias

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