Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25514
Título: O pensar em Hannah Arendt ou sobre a possibilidade de agir de modo a evitar o mal
Autor(es): Silva, Deisy Vilela Souza
Palavras-chave: Filosofia
Pensar
Agir
Data do documento: 13-Out-2021
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso, TCC, intitulado O pensar em Hannah Arendt ou sobre a possibilidade de agir de modo a evitar o mal, tem-se como objetivo geral analisar e compreender o que Hannah Arendt escreveu acerca do estatuto do pensamento. Parte-se de uma análise mais apurada da última obra de Arendt, A vida do espírito (2020), em que ela volta a se debruçar fixamente sobre temas metafísicos e, consequentemente, filosóficos, fato que se justifica após o julgamento de Eichmann, que a fez desejar um aprofundamento maior deste tema, quando se deparou com o que ela veio a chamar de “mal banal”, resultado, segundo ela, da ausência do pensamento, da irreflexão. Para a compreensão mais ampla do conceito de pensamento serão analisadas outras obras da autora em que o pensar está presente, bem como será destacado o anseio de Arendt por unir o pensar e o agir, inspirada na vida de Sócrates, onde o pensamento passa a fazer parte do cotidiano do homem comum. Ainda serão analisados os aspectos norteadores relacionados ao conceito de natalidade e o papel da educação, para Arendt, como resposta para valorização do pensar em detrimento do conhecer. Sendo assim, a investigação será realizada por meio de uma revisão de literatura, leitura e fichamentos e análise crítica dos principais textos em que Hannah Arendt escreveu sobre o pensar, que são: A vida do espírito (2020), A condição humana (2019), Entre o passado e o futuro (1979), dando destaque para o texto “A crise da educação” e Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal (1999), a fim de elucidar o conceito de natalidade e educação moral como possibilidades para o pensar, fazendo um paralelo à irreflexão. Da mesma maneira, fez-se o levantamento, leituras e fichamentos das obras de estudiosos de Arendt, onde se busca corroborar as ideias defendidas na investigação. Acredita-se que a qualificação do problema a ser abordado consiste em enfatizar a importância do pensar diante de questões que cotidianamente nos confrontam e que influenciam diretamente nos julgamentos que se realizam e consequentemente na ação sobre o que será feito, ou não, diante destes problemas. Em que medida este pensar exige uma ação? Como relacionar os conceitos de natalidade, amor e educação na busca de um pensar com responsabilidade ou de forma a evitar o mal?
Descrição: SILVA, D. V. S. O pensar em Hannah Arendt ou sobre a possibilidade de agir de modo a evitar o mal. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25514
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEISY VILELA 3 TCC.pdf840.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
autorização.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.