Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25519
Título: Desempenho do programa mais médicos na percepção do usuário do SUS: revisão integrativa de literatura
Autor(es): Justo, Patricio Ferreira de Lima
Palavras-chave: Gestão em saúde
Políticas públicas
Programa mais médicos
Data do documento: 10-Ago-2021
Resumo: Dentre os múltiplos aspectos relativos às políticas públicas no campo da Gestão em Saúde Publica, esse estudo tem o objetivo de sintetizar o panorama das pesquisas brasileiras que abordam a percepção dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre o desempenho do Programa Mais Médicos (PMM) na estratégia da Atenção Primária em Saúde (APS). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão integrativa da literatura, realizada em abril de 2021 no Portal de Periódicos da CAPES, utilizando-se a combinação dos descritores Programa Mais Médico e Usuário, tendo o objeto de estudo delimitado às publicações no recorte temporal de 2014 a 2021. A partir dos resultados obtidos, de um universo de 665 publicações, a amostra desta pesquisa é composta por nove artigos que, em sua maioria, evidenciam a importância do PMM para os usuários do SUS em municípios de pequeno porte, principalmente no tocante a disponibilidade de médicos cubanos na APS em Unidades Básicas de Saúde (UBS) equipadas, cujos profissionais brasileiros não consideram atrativos para exercer a medicina. Podendo concluir que, em razão da perspectiva histórica da escassez de médicos em áreas prioritárias do SUS, os médicos inseridos no PMM assumem o papel de protagonistas na Gestão em Saúde e ao bom funcionamento do SUS.
Descrição: JUSTO, Patricio Ferreira de Lima. Desempenho do Programa Mais Médicos na percepção do usuário do SUS: revisão integrativa de literatura. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Gestão Pública - Tecnológico) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25519
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patricio Ferreira de Lima JustoPDF - Patricio Ferreira de Lima Justo418.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito890.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.