Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25524
Título: Treinamento de musculação adaptada para indivíduo com amputação do tipo desarticulação do quadril: Estudo de caso
Autor(es): Souza, Ítalo Renan de Lima
Palavras-chave: Musculação adaptada
Amputação
Educação física
Data do documento: 30-Set-2021
Resumo: Introdução: A amputação é definida como uma deficiência física, sendo ocasionada pela perda total ou parcial de um membro, de forma cirúrgica ou traumática. Além de a amputação deixar uma deficiência física e afetar o emocional e psicossocial do indivíduo, pessoas amputadas podem desenvolver a longo prazo complicações vasculares, que se explica pela falta de atividade física e sedentarismo. Objetivo: Descrever os resultados obtidos através de um treinamento de musculação adaptado em um indivíduo com amputação do membro inferior direito. Materiais e Métodos: Estudo qualitativo, descritivo do tipo longitudinal, realizado na Academia Arofitness, localizada no município de Aroeiras-PB, com a participação de uma aluna de 29 anos de idade, deficiente física em decorrência de amputação, foi feita uma avaliação física e a partir daí foi traçado um plano de treinamento. Resultados: O presente estudo ampliou a pesquisa acerca da musculação em deficientes físicos, mostrando em seus resultados números satisfatórios. A identificação de tais melhorias mostra-se relevante, considerando o aspecto de alto impacto que a deficiência física causa, como alterações estruturais e funcionais e em decorrência destas afecções podem gerar dificuldades na qualidade de vida desses indivíduos, como limitações na realização das suas atividades da vida diária (AVD’s).
Descrição: SOUZA, Ítalo Renan de Lima. Treinamento de musculação adaptada para indivíduo com amputação do tipo desarticulação do quadril: Estudo de caso. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25524
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ítalo Renan de Lima SouzaPDF - Ítalo Renan de Lima Souza728.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito249.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.