Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25525
Título: A intervenção do profissional de educação física em indivíduos com esquizofrenia
Autor(es): Dionizio, Maria Alice Barbosa
Palavras-chave: Atividade física
Esquizofrenia
Qualidade de vida
Data do documento: 22-Set-2021
Resumo: O presente trabalho é um relato de experiência presenciado na Clínica Psiquiátrica Dr Maia em Campina Grande, PB, o mesmo propiciará um maior entendimento sobre a Esquizofrenia e as possíveis intervenções do Profissional de Educação Física no tratamento desta patologia em indivíduos adultos que se encontram em processo de tratamento. A intervenção do Profissional de Educação Física é de extrema importância no tratamento dessa doença, orientando os envolvidos, disseminando o conhecimento acerca dela e intervindo, de maneira efetiva, no seu tratamento, buscando sempre pela melhoria da qualidade de vida do indivíduo de maneira integral (social, afetiva, motora e cognitiva), este relato apresenta atividades físicas realizadas que tiveram como objetivo contribuir na diminuição do isolamento social, no resgate, promoção de autoestima e autoconfiança através de práticas dinâmicas onde houve a valorização do indivíduo e a sua importância na restauração do cuidar de si, gerência da sua própria vida e auxilio na sua reordenação social, esses incentivos contribuíram na retomada de consciência da realidade pessoal do mesmo, ajudando-o a assumir seu próprio crescimento e autonomia. Essa mediação teve como fundamentos básicos o esquema corporal, tonicidade, lateralidade, equilíbrio, estruturação espaço-temporal, praxia global e fina. Após a inserção das terapias relacionadas à Educação Física, com as práticas corporais e as demais atividades os pacientes tiveram controle significativo nos sintomas negativos da doença, além da redução da dosagem dos medicamentos e controle das doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, entre outros. A prática da atividade física foi um dos elementos mais importantes no tratamento dos pacientes esquizofrênicos por trazerem níveis significativos no cognitivo, afetivo, fisiológico e moral dos mesmos.
Descrição: DIONíZIO, Maria Alice Barbosa. A intervenção do profissional de educação física em indivíduos com esquizofrenia. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25525
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Alice Barbosa DionizioPDF - Maria Alice Barbosa Dionizio886.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito228.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.