Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25526
Título: Extrato de própolis na terapia complementar da Covid-19: Uma revisão sistemática
Autor(es): Figueiredo, Lêda Maria Marinho Santos de
Palavras-chave: Própolis
Práticas Integrativas e complementares
Tratamento de doenças
Covid-19
Data do documento: 6-Out-2021
Resumo: A COVID-19 (Corona Virus Disease 2019), causada pelo SARS-CoV-2 ( Coronavirus (CoV) da Síndrome Respiratória Aguda grave 2), teve início em Wuhan, na China, em dezembro de 2019, espalhou-se pelo mundo, tornando-se uma pandemia e com o intuito de combater este mal, foram adotadas medidas da Medicina Tradicional tais como as Práticas Integrativas e Complementares, como chás, extratos e a apiterapia. A própolis, produzida por abelhas tem vários efeitos, entre eles, o anti-inflamatório, o antibacteriano e o antiviral. Assim, o objetivo desde trabalho foi revisar e discutir os impactos do extrato de própolis como adjuvante no tratamento da COVID-19, através de uma revisão sistemática da literatura. Neste trabalho foi possível observar os benefícios do extrato de própolis para as pessoas acometidas com COVID-19, bem como pessoas com comorbidades. Diante disso, a propólis pode ser considerada como adjuvante no tratamento da infecção causada por SARS-CoV-2. Vale ressaltar que estudos in vivo e ensaios clínicos devem ser realizados para um melhor conhecimento sobre a correlação da própolis com a COVID-19.
Descrição: FIGUEIREDO, Lêda Maria Marinho Santos de. Extrato de própolis na terapia complementar da Covid-19: Uma revisão sistemática. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25526
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leda Maria Marinho Santos de FigueiredoPDF - Leda Maria Marinho Santos de Figueiredo556.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito24.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.