Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25537
Título: Influência do tamanho do FOV, posições de varredura dentro do FOV e os modos de varredura na intensidade dos artefatos – Um estudo por TCFC
Autor(es): Leal, Brenda Laís Lima
Palavras-chave: Tomografia computadorizada de feixe cônico
Pinos dentários
Materiais dentários
Artefatos
Data do documento: 1-Jun-2021
Resumo: Este estudo avaliou a influência do tamanho do FOV (do inglês field of view, traduzido como campo de visão), posicionamento dos dentes no FOV e modos de escaneamento de imagens de TCFC na interferência dos artefatos em dentes com pinos intrarradiculares. O estudo consistiu em uma pesquisa experimental, ex vivo e foi aprovado pelo Comitê de Ética das Faculdades Integradas de Patos e está de acordo com a Declaração de Helsinque, obtendo aprovação sob o número CAAE: 67156217.6.00005181. Na análise quantitativa dos artefatos, a amostra foi composta por 20 dentes pré-molares unirradiculares, os quais foram divididos em dois grupos de acordo com o material de preenchimento - 10 dentes com pino metálico de níquel cromo (NiCr) e 10 dentes com pino metálico de prata paládio (AgPd). Todos os dentes foram revestidos por cera 7 e inseridos no alvéolo de um incisivo superior direito em uma maxila parcialmente dentada de um crânio humano seco. As imagens tomográficas foram adquiridas utilizando o aparelho de TCFC Orthophos XG 3D (Sirona Dental Systems, Bernsheim, Alemanha) com parâmetros fixos de 85kV e voxel de 0,160mm e 0,100mm, e parâmetros ajustáveis quanto aos tamanhos de FOVs (80 mm x 80 mm e 50 mm x 55mm) e valores de mA (7mA e 5mA) de acordo com o programa do aparelho. As 160 imagens foram adquiridas pelo método de posicionamento pré-estabelecido pelo fabricante - posição central (região de dentes anteriores) e posição lateral (regiões de dentes posteriores esquerdo). A quantificação dos artefatos foi realizada pelo software ImageJ® com o uso da ferramenta threshold (traduzida como limiar), e os dados analisados pelos testes ANOVA Two-way e Tukey utilizando o software IBM SPSS® versão 20. O coeficiente interobservador kappa foi de 0,65 para interferência dos artefatos. Na quantificação dos artefatos, a posição dos dentes com NiCr e AgPd na região central apresentou menores valores de artefatos hiperdensos. O posicionamento central também apresentou melhores valores de sensibilidade. Conclui-se que os posicionamentos dos dentes no interior do FOV, como também o tamanho do FOV, interferem na formação dos artefatos. Modos de varredura de dose mais baixa e FOVs menores devem ser escolhidos sempre que possível.
Descrição: LEAL, Brenda Laís Lima. Influência do tamanho do FOV, posições de varredura dentro do FOV e os modos de varredura na intensidade dos artefatos – um estudo por TCFC. 2021. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25537
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito127.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Brenda Laís Lima LealPDF - Brenda Laís Lima Leal1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.