Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25538
Título: A influência da arte na descoberta de sentido de vida de pessoas da comunidade LGBTQIA+
Autor(es): Vital, Aline Cristina Barros
Palavras-chave: Logoterapia
Arte
LGBTQIA+
Sentido da vida
Data do documento: 6-Out-2021
Resumo: O sentido de vida é o que motiva o ser humano a descobrir um propósito e superar seus condicionantes. Nessa perspectiva, uma das formas de descobrir sentido é por meio de valores, valores estes que criam possibilidades para o ser humano buscar realização e sentido para sua vida. A arte, por exemplo, muitas vezes transcende a intenção do artista, podendo ganhar novos sentidos, os quais variam no tempo e no espaço, bem como de acordo com a compreensão subjetiva do espectador. Assim, este estudo teve como objetivo investigar a influência da arte na descoberta de sentido de vida de pessoas LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, queers, intersexuais, agêneros, assexuados e mais). Além disso, o intuito foi perceber quais artes se colocam como ponte para o encontro de sentido de vida para esta comunidade que sofre diariamente com a LGBTfobia por parte da sociedade e, assim, identificar as questões que atravessam o universo LGBTQIA+ com uma possível falta de sentido de vida, considerada como vazio existencial. Houve a preocupação de discutir sobre o sentido de vida de pessoas LGBTQIA+ com o olhar voltado para a teoria de Viktor Frankl, a Logoterapia. Ademais, buscou-se propiciar o debate sobre questões que envolvam a diversidade sexual e o preconceito atrelado à mesma, que pode ser causa de vazio existencial, isto é, quando as pessoas não encontraram um sentido para as suas vidas. A pesquisa foi de cunho quantitativo e qualitativo, descritivo analítico e exploratório, direcionada à comunidade LGBTQIA+ maiores de 18 (dezoito) anos de qualquer lugar do Brasil. Houve a adesão de 55 pessoas a partir da divulgação da pesquisa nas redes sociais, seguindo os aspectos éticos preconizados pela Resolução 466/12 CNS/MS. Foi utilizado um instrumento do tipo questionário, gerado a partir da ferramenta online Google Forms. A análise foi feita através dos resultados gerados automaticamente no próprio Google Forms, como também foram analisados os discursos dos participantes através da Análise de Conteúdo Temática de Laurence Bardin. Sendo assim, a arte foi identificada como um possível fator de influência na descoberta de um sentido de vida de pessoas LGBTQIA+ e, consequentemente, quando expressada ou vivenciada, pode contribuir para o menor índice de sofrimento humano.
Descrição: VITAL, Aline Cristina Barros. A influência da arte na descoberta de sentido de vida de pessoas LGBTQIA+. 2021. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25538
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Cristina Barros VitalPDF - Aline Cristina Barros Vital676.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito588.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.