Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25539
Título: Caracterização estrutural de composto isolado de Varronia globosa Jacq. (BORAGINACEAE lato sensu) e seus perfis farmacocinéticos e farmacodinâmicos in silico
Autor(es): Menezes, Karla Joane da Silva
Palavras-chave: Fitoquímica
Plantas medicinais
Farmacocinética
Etnofarmacologia
Data do documento: 1-Out-2021
Resumo: O Brasil possui vasta diversidade biológica em todos os seus biomas. A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, no entanto ainda é pouco estudada em virtude de seu estado de deterioração. A espécie Varronia globosa Jacq (Boraginaceae lato sensu), conhecida como Maria-Preta, é encontrada na Caatinga e possui diversas atividades farmacológicas de acordo com a Etnofarmacologia, dentre elas atividade anti-inflamatória. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi realizar um estudo fitoquímico da Maria-Preta e estudos in silico de ancoragem molecular e perfil farmacocinético. A metodologia aplicada para o estudo fitoquímico foi a obtenção da fase acetato de etila a partir do extrato etanólico bruto do caule da planta, por meio de uma partição. Em seguida, técnicas cromatográficas e espectroscópicas (IV e RMN de 1H e 13C) foram usadas para isolar e identificar os produtos oriundos da espécie. Um flavonoide foi identificado. O estudo de ancoragem molecular do composto foi feito utilizando o AutoDockTools 1.5.6 em combinação com o algoritmo genético de Lamarck, os ligantes e os alvos de inflamação foram obtidos do Banco de Dados de Proteínas RCSB, o perfil farmacocinético foi feito através das plataformas SwissADME, pkCSM e Xenosite. Os valores encontrados nos experimentos espectroscópicos foram comparados com os dados da literatura, possibilizando determinar o composto isolado, como sendo o 4’,5-dihidroxi-7-metoxiflavanona (sakuranetina), isolado pela primeira vez na espécie V. globosa até o momento. A ancoragem molecular de Sakuranetina (isômeros R e S) mostrou resultados interessantes, de interações fortes do ligante com o leucotrieno A4 hidrolase, fosfodiesterase 4 β, Janus quinase 3 e tirosina quinase 2, indicando possível atividade anti-inflamatória por diversos mecanismos. Quanto ao perfil farmacocinético da Sakuranetina, a molécula não é substrato da glicoproteína P, possui capacidade de penetrar a membrana hematoencefálica, alta absorção gastrointestinal e não viola as regras de Lipinski, Ghose, Veber, Egan e Muegge, atendendo ao perfil de Druglikeness.
Descrição: MENEZES, Karla Joane da Silva. Caracterização estrutural de composto isolado de Varronia globosa Jacq. (BORAGINACEAE lato sensu) e seus perfis farmacocinéticos e farmacodinâmicos in silico. 2021. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25539
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karla Joane da Silva MenezesPDF - Karla Joane da Silva Menezes3.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito68.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.