Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25540
Título: O papel da escola e suas implicações no desenvolvimento psicológico de crianças surdas na perspectiva histórico-cultural
Autor(es): Ribeiro, Renata Diniz Spínola
Palavras-chave: Educação inclusiva
Desenvolvimento humano
Crianças surdas
Linguagem
Data do documento: 30-Set-2021
Resumo: A linguagem configura-se como aspecto fundamental do desenvolvimento humano. Para a perspectiva histórico-cultural, a linguagem possui duas funções primordiais, a função da comunicação e a função do pensamento generalizante. Tendo as relações sociais como essenciais para o processo de desenvolvimento humano, as condições do meio histórico-cultural, no qual a criança está inserida, assumem grande importância como recursos dialéticos da sua relação com o mundo, por esse motivo, a diversidade das condições do ser humano devem pautar os contextos institucionais de desenvolvimento. No caso do processo sociolinguístico do surdo, por configurar-se de forma diferente do ouvinte, se não houver o investimento desses contextos a partir da condição de não ouvinte, se promove condições excludentes, repercutindo em vários âmbitos sociais. A escola que, por sua vez, assume importância por ser um dos principais elementos mediadores na constituição subjetiva do ser humano, deve então buscar garantir oportunidades para todos. Sendo assim, tendo em vista que é a partir do acesso sociolinguístico que o sujeito pode desenvolver-se, a proposta da presente pesquisa bibliográfica de caráter narrativo objetiva analisar e discutir as implicações que essa instituição educacional, da forma como está estruturada, têm repercutido no desenvolvimento de crianças surdas. Apresenta-se, para tanto, as propostas educacionais dispostas na atualidade, apontando para o déficit da Educação Inclusiva por não oferecer subsídios fundamentais para a garantia do direito ao acesso e permanência das crianças surdas nesse espaço. No Brasil, a luta da comunidade surda aposta na Educação Bilíngue como o meio democrático capaz de permitir a real oportunidade de desenvolvimento desses sujeitos. Nesse sentido, a aprovação da lei de educação bilíngue para surdos aponta para um caminho democrático a ser seguido frente ao contexto educacional, repercutindo em todos os outros âmbitos sociais.
Descrição: RIBEIRO, Renata Diniz Spínola. O papel da escola e suas implicações no desenvolvimento psicológico de crianças surdas na perspectiva histórico-cultural. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25540
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito59.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Renata Diniz Spínola Ribeiro.pdfPDF - Renata Diniz Spínola Ribeiro235.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.