Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25543
Título: Avaliação do risco de interação medicamentosa em pacientes com Covid-19 em uma unidade de terapia intensiva
Autor(es): Xavier, Ana Luisa de Melo
Palavras-chave: Unidade de Terapia Intensiva
Interações medicamentosas
Assistência farmacêutica
Covid-19
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: O mundo enfrenta uma pandemia de impactos inestimáveis para a vida humana, para a saúde pública como também para a economia mundial. A pandemia causada pelo novo coronavírus, tornou-se um desafio no século XXI. Devido o comprometimento do estado geral, os pacientes internados nas UTIs estão mais suscetíveis as interações medicamentosas, já que a terapêutica prescrita é composta por inúmeros medicamentos. O objetivo do presente estudo foi avaliar o risco de interação medicamentosa em pacientes com Covid-19 de uma UTI. Trata-se de estudo de caráter analítico do tipo coorte, prospectivo. Com abordagem metodológica do tipo quantitativa, realizado na UTI de um hospital de referência para COVID-19 no município de Campina Grande-PB. Os dados obtidos foram tabulados no programa Excel e a análise das IM foi realizada através da base de dados MICROMEDEX e a quantificação dos dados foi executada com auxílio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, IBM® company,version 24.0, EUA). Os dados de caracterização da amostra foram analisados através de uma estatística descritiva com frequências absolutas e relativas. Quanto aos dados nominais referentes à amostra utilizou-se uma estatística univariada com a aplicação do teste Qui-quadrado e Anova. O presente estudo analisou 163 prontuários, foi foram identificadas neste estudo 641 IM, destas 423 (66,0%) foram classificadas como maiores, 201 (31,4%) moderadas e 17 (2,6%) consideradas menores. O estudo apontou que houve associação entre fentanil e midazolam em 43 (12,4%) prontuários. As IM não influenciaram de maneira negativa no desfecho clínico do paciente, pois, mesmo 73% da amostra apresentando IM de diferentes gravidades, essas não comprometeram a melhora do quadro do paciente (p-valor 0,011). Já em relação a faixa etária e o tempo de internação houve associação estatisticamente significativa (p-valor 0,004), onde quanto maior a faixa etária maior o tempo de internação do indivíduo. Ademais, destaca-se a importância de uma equipe interprofissional para avaliar a farmacoterapia prescrita para os pacientes e a importância de utilizar protocolos institucionais baseados em evidências científicas, evitando-se assim danos e garantindo a segurança ao paciente.
Descrição: XAVIER, Ana Luisa de Melo. Avaliação do risco de interação medicamentosa em pacientes com Covid-19 em uma unidade de terapia intensiva. 2021. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25543
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Ana Luisa de Melo Xavier.pdfPDF- Ana Luisa de Melo Xavier1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF-Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito73.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.