Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25545
Título: O estágio supervisionado de regência e a formação do professor de geografia durante o ensino remoto: uma experiência na EEEFM Clementino Procópio, em Campina Grande- Pb
Autor(es): Sousa, Anderson Silva
Palavras-chave: Estagio supervisionado
Geografia
Ensino remoto
Data do documento: 13-Dez-2021
Resumo: O estágio supervisionado docente é uma atividade essencial na formação de professores, visto que entre suas finalidades pode se concretizar como uma via importante de articulação entre a universidade e a escola. Com essa envergadura, os componentes de estágio ofertados nas licenciaturas tornam-se momentos oportunos para a inserção do licenciando na realidade escolar, de forma a esta intervir através da troca de experiências, da construção de habilidades e, também, da ampliação dos conhecimentos teórico-práticos. O objetivo principal deste trabalho é apresentar as experiências vivenciadas no estágio supervisionado de regência em Geografia, realizado no ensino fundamental (anos finais). O estágio docente em questão foi desenvolvido a partir do Componente Estágio Supervisionado III ofertado no Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, no primeiro semestre de 2021. As atividades de regência foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Clementino Procópio, que se localiza no Bairro São José, no município de Campina Grande-PB. A metodologia que sedimenta o trabalho conta com uma abordagem qualitativa da realidade experenciada. Através da busca por informações teóricas e práticas utilizamos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa colaborativa que foi trabalhada no contexto geral do Componente de Estágio Supervisionado III como estratégia viável para que os estagiários pudessem, através de sua intervenção na escola, contribuir positivamente com a realidade escolar. Ao finalizar o estágio docente na escola, constatamos muitas contribuições para a formação da prática professoral. A primeira destas contribuições partiu do estudo teórico acerca de elementos centrais do estágio, aspecto que possibilitou uma maior compreensão acerca do papel do estágio em si e dos documentos que orientam a educação escolar e a prática docente, como a Base Nacional Comum Curricular. Em segundo lugar, e não menos importante, destacamos que a vivência e reflexão da realidade escolar com ênfase no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, se mostrou positiva e mesmo diante de um período atípico, marcado pelo ensino remoto e pela pandemia da Covid-19, a experiência foi bastante significativa, revelando formas e estratégias de desenvolver a prática docente que servirão de base para a atuação profissional futura.
Descrição: SOUSA, Anderson Silva, O estágio supervisionado de regência e a formação do professor de geografia durante o ensino remoto: uma experiência na EEEFM Clementino Procópio, em Campina Grande- Pb. 2021. 31f. Trabalho de conclusão de curso( Graduação EAD em Geografia )-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25545
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson Silva Sousa.pdfPDF - Anderson Silva Sousa568.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito141.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.