Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25546
Título: Ressignificando o adoe(ser): a presença do lúdico no contexto da pediatria
Autor(es): Andrade, Alice Araújo
Palavras-chave: Recreação
Crianças
Hospitalização
Regulação emocional
Data do documento: 6-Out-2021
Resumo: A experiência do adoecimento e hospitalização pode ocasionar rupturas significativas ao cotidiano e ao desenvolvimento biopsicossocial do público infanto-juvenil. Com a saída de casa e a falta de contato com o que fazia parte do seu dia a dia, as crianças deparam-se com situações inesperadas em um ambiente percebido como estranho, ameaçador e representado, muitas vezes, como pouco acolhedor. Quando estão hospitalizadas, as crianças se deparam com sentimentos e emoções com as quais não sabem lidar, tais como: a ansiedade, o medo, angústia e irritabilidade. Este relato de experiência tem como objetivo relatar a vivência de uma intervenção intitulada como “Passeio pelo Hospital”, realizada a partir das práticas do projeto de extensão “Brinquedoteca hospitalar: Espaço de desenvolvimento psicossocial, aprendizagem e qualidade de vida” em um hospital, localizado em Campina Grande, PB. Para a realização da intervenção foram dispostos no chão círculos de cartolina nas cores vermelha, amarela e verde, sendo alusivas às fases do jogo – adoecimento, hospitalização e alta, sugerindo uma trilha. Ao participarem, as crianças passavam por cada uma das fases e respondia aos questionamentos presentes em cada uma delas. Foram feitas análises acerca dos resultados obtidos durante a intervenção, levando em consideração estudos sobre a regulação emocional e a unindo a principal ferramenta usada durante as intervenções: o brincar. Verifica-se a necessidade de que o hospital disponha de condições e possibilidades que garantam que os aspectos psíquicos e emocionais do adoecimento sejam contemplados e as crianças doentes possam ter espaço para emergirem enquanto sujeitos, capazes de contribuir para o êxito do seu tratamento e recuperação. Por se tratar do público infantil, propõe-se que sejam realizadas intervenções lúdicas a partir do brincar. Nesse cenário, a brinquedoteca hospitalar se constitui como ambiente de produção de aprendizagem, desenvolvimento psicossocial e qualidade de vida para as crianças hospitalizadas. As crianças e adolescentes participantes da intervenção, além de se divertirem e explorarem o ambiente da brinquedoteca, também tiveram a oportunidade de expressar os seus sentimentos acerca da hospitalização e desfrutar de uma escuta ativa. A intervenção contribuiu para a regulação emocional das crianças e, consequentemente, para a ressignificação da hospitalização e do adoecimento.Foi possível verificar os benefícios do brincar para a saúde e sua função terapêutica. Além de tudo, este estudo colabora para que os profissionais da saúde, em especial os psicólogos, possam utilizar-se do brincar e dos estudos acerca da regulação emocional, para auxiliarem as crianças a reconhecerem o que sentem e a se sentirem livres para se expressarem, sendo destacado que os espaços de fala e o aprendizado sobre as emoções construídos durante a hospitalização, podem ter desdobramentos para a vida criança, para além do hospital.
Descrição: ANDRADE, Alice Araújo. Ressignificando o adoe(ser): A presença do lúdico no contexto da pediatria. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25546
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito160 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Alice Araújo de Andrade.pdfPDF - Alice Araújo de Andrade1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.