Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25547
Título: O uso preditor da antropometria para as melhorias das condições de trabalho: Uma revisão bibliográfica
Autor(es): Silva, Camila Maria de Souza
Palavras-chave: Antropometria
Condições de trabalho
Ergonomia
Data do documento: 4-Out-2021
Resumo: Introdução: A antropometria é o ramo da ciência que estuda as medidas do corpo, são usadas para avaliar o tamanho, forma e composição do corpo humano. As medidas antropométricas de um trabalhador servem para adequar os meios de produção quando se utiliza qualquer ferramenta ou instrumento. A ergonomia é a ciência do trabalho e envolve as pessoas que o fazem, a forma como é feito, as ferramentas que elas usam, os lugares em que eles trabalham e os aspectos psicossociais das situações de trabalho. É o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho. Condições de trabalho são as pressões físicas, mecânicas, químicas e biológicas do posto de trabalho. As pressões ligadas às condições de trabalho têm por alvo principal o corpo dos trabalhadores, onde elas podem ocasionar desgaste, envelhecimento e doenças somáticas. Metodologia: No intuito de analisar a aplicabilidade da antropometria para a melhoria das condições de trabalho realizou-se uma revisão de bibliográfica, através da pesquisa nas seguintes bases de dados eletrônicos: : SciELO, Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Repositório Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT), Revista Enciclopédia Biosfera, Revista Floresta, Portal Bio Cursos e materiais específicos de acervo pessoal (livros, documentos do ministério da saúde). Foram utilizados os seguintes descritores: “Antropometria (Anthropometry)”, “Condições de Trabalho (Work Conditions)”, “Ergonomia (Ergonomics)”. Resultados: Em todos os estudos que compuseram esta revisão, pôde-se observar que os postos de trabalho analisados não estão adequados para o perfil antropométrico dos trabalhadores. Conclusão: Concluiu-se com base nestes estudos, que o uso preditor da antropometria é essencial para as melhorias das condições de trabalho, portanto é preciso readequar a ambiência de acordo com as necessidades dos trabalhadores.
Descrição: SILVA, Camila Maria de Souza. O uso preditor da antropometria para as melhorias das condições de trabalho: Uma revisão bibliográfica. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25547
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Maria de Souza SilvaPDF - Camila Maria de Souza Silva720.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito178.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.