Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25549
Título: Efeitos do isolamento social e enfrentamento da pandemia Covid-19 por membros de um centro de convivência para idosos no Cariri paraibano
Autor(es): Guimarães, Dayverson Luan de Araújo
Palavras-chave: Saúde do Idoso
Isolamento Social
Centros comunitários para idosos
Covid-19
Data do documento: 7-Out-2021
Resumo: A COVID-19 é uma doença respiratória infectocontagiosa, que pode apresentar infecções assintomáticas e respiratórias graves. As pessoas idosas fazem parte do grupo de maior risco para a doença por isso é imprescindível que essa população se mantenha em distanciamento social. Aspectos como aumento da solidão e a redução das interações sociais são fatores de risco para vários transtornos mentais. Este trabalho teve como objetivo avaliar os aspectos relacionados à saúde do idoso durante a pandemia da COVID-19. Tratou-se de uma pesquisa de campo, descritiva, com abordagem qualiquantitativa realizada no período de maio a agosto de 2021, através de visita domiciliar obedecendo critérios de distanciamento social devido as implicações pela pandemia. A amostra foi composta por membros do centro de convivência “Carlos Vidal de Negreiros” do município de Gurjão-PB. As variáveis independentes foram divididas em sociodemográficas, tipos de doenças crônicas, sentimentos quanto a participação no centro de convivência para o bem estar dos idosos, impactos resultantes do isolamento social, atividades desenvolvidas no centro, dados referentes a ter ou não adquirido a infecção do Severe Acute Respiratory Syndrome (Sars-CoV-2) e a vacinação contra a COVID-19. Utilizou-se a estatística descritiva, com apresentação de frequências simples, absolutas e percentuais para as variáveis categóricas. Todas as análises foram realizadas com o auxílio do software estatístico R. Observou-se a prevalência do gênero feminino (78%) a faixa etária mais presente foi correspondente a 60 a 79 anos (76%). Participaram 37 idosos e destes 62% relataram alguma comorbidade sendo que 32% apresentavam HAS associada a DM2. Em relação a participação das atividades do centro de convivência 89% relataram afetos positivos, foi possível notar um maior índice do sentimento de tristeza (27%) e de solidão (23%). Do grupo de idosos entrevistados que mantiveram-se em isolamento social 92% não tiveram a doença COVID-19 e 100% tomou duas doses das vacinas disponíveis contra a doença. Comprovou-se que o centro de convivência traz resultados beneficos para a saúde dos idosos e que o isolamento social devido a pandemia trouxe experiências negativas quanto a saúde mental. Por outro lado mostrou-se como medida de proteção eficaz atrelado a vacinação de acordo com o baixo índice de infecção relatado.
Descrição: GUIMARÃES, Dayverson Luan de Araújo. Efeitos do isolamento social e enfrentamento da pandemia COVID-19 por membros de um centro de convivência para idosos no Cariri paraibano. 2021. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25549
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayverson Luan de Araújo GuimarãesPDF - Dayverson Luan de Araújo Guimarães820.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito69.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.