Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25553
Título: Representações midiáticas do paratleta na cobertura televisiva dos jogos paralímpicos do Rio de Janeiro
Autor(es): Carvalho, Wagner Cardoso de
Palavras-chave: Atletas Paralímpicos
Jornalismo Esportivo
Atletas paralímpicos
Pessoa com deficiência
Representação paradesportiva
Jornalismo esportivo
Data do documento: 29-Nov-2021
Resumo: A prática paradesportiva ganhou evidência após o fim da Segunda Guerra Mundial. Sabendo que a mídia possui capacidade de interferir na construção do pensamento social, as representações midiáticas que envolvem as pessoas com deficiência reforçam paradigmas e estereótipos que causam interferência nas características do senso comum. Desse modo, este artigo objetivou analisar as representações do paratleta durante a cobertura televisiva das Paralimpíadas do Rio de Janeiro, com base na metodologia de análise documental (Bardin, 1977). O atleta paradesportivo possuiu um acesso reduzido ao canal midiático, em um ano de paralimpíada, através de reportagens isoladas, ficou transparente as expressões utilizadas para se referirem aos atletas e como elas moldam a forma que a sociedade enxerga as pessoas com deficiência, dessa forma, as representações tiveram em sua hegemonia relatos de heroísmo e superação.
Descrição: CARVALHO, Wagner Cardoso de. Representações midiáticas do paratleta na cobertura televisiva dos jogos paralímpicos do Rio de Janeiro. 2021. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25553
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wagner Cardoso de Carvalho.pdfPDF - Wagner Cardoso de Carvalho511.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito61.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.