Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25554
Título: Avaliação do tempo e qualidade de desobturação comparando diferentes cimentos endodônticos e sistemas reciprocantes
Autor(es): Catão, Everton de Sousa
Palavras-chave: Endodontia
Materiais restauradores do canal radicular
Sistemas rotatórios
Data do documento: 5-Out-2021
Resumo: O objetivo desse estudo foi avaliar a qualidade e o tempo da desobturação utilizando os cimentos AH Plus e o MTA Fillapex e os sistemas Reciproc Convencional e o Wave One Gold. Foram selecionadas 40 raízes distais de molares inferiores ou palatinas de molares superiores, distribuídas em 4 grupos (n=10), da seguinte forma: G1 - Guta Percha + MTA Fillapex + Wave One Gold, G2 - Guta Percha + AH Plus + Wave One Gold, G3 - Guta Percha + MTA Fillapex + Reciproc, G4 - Guta Percha + AH Plus + Reciproc. Os dentes passaram pelo preparo químico-mecânico e obturados seguindo a técnica do cone único. Após 8 dias da obturação, os espécimes foram desobturados e realizou-se uma análise radiográfica dos mesmos a fim de verificar a qualidade da obturação. Posteriormente, os espécimes foram clivados, com um disco de carborundum, em mesial e distal e submetidos a nova tomada radiográfica. As radiografias obtidas das duas metades foram digitalizadas e analisadas com o auxílio do software AutoCAD 2020, obtendo-se a área do canal e a quantidade de material obturador remanescente. Para cada espécime foi registrado um valor de área de cada metade, somados e divididos por 2, assim, adquirindo uma média simples entre eles. O mesmo procedimento foi realizado para a área de material obturador remanescente em cada metade verificada. Com uma regra de três simples, foi obtida a porcentagem de material obturador remanescente de cada espécime. Os dados foram coletados e analisados através de uma estatística descritiva com o auxílio de uma planilha do Excel. Nos grupos 1 e 3, obturados com o MTA Fillapex e desobturados com Wave One e Reciproc, respectivamente, têm-se que a porcentagem de material obturador remanescente é baixo (1,22% na amostra 1.8 e 1,39% na amostra 3.1). Enquanto isso, obtem-se resultados relevantes como 40,4% na amostra 2.7 do grupo 2 e 19,98% na amostra 4.5 do grupo 4, os quais foram obturados com o AH Plus e também desobturados com Wave One e Reciproc, revelando uma alta porcentagem de material obturador remanescente. Concluiu-se, que os sistemas apresentaram capacidades semelhantes de desobturação e que o material presente no canal radicular teve maior influência na qualidade de desobturação.
Descrição: CATÃO, Everton de Sousa. Avaliação do tempo e qualidade de desobturação comparando diferentes cimentos endodônticos e sistemas reciprocantes. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25554
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Everton de Sousa Catão.pdfPDF - Everton de Sousa Catão660.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito .pdfPDF - Termo de depósito68.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.