Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25555
Título: A importância da ginástica laboral na promoção da saúde de trabalhadores de uma empresa terceirizada: Um relato de experiência
Autor(es): Teles, Luelton Duarte
Palavras-chave: Qualidade de vida
Promoção da saúde
Ginástica laboral
Data do documento: 24-Set-2021
Resumo: É notável que a revolução industrial e os avanços tecnológicos conduziram diversas mudanças para os meios de produção, e consequentemente para o ambiente de trabalho. Através dessas mudanças, surgiram as doenças ocupacionais, que estão diretamente relacionadas as novas formas de utilização da mão de obra. A Ginastica Laboral é uma ferramenta pedagógica, ou seja, um meio educativo de melhorar a condição da saúde do trabalhador, atuando na prevenção e na minimização dos fatores de riscos, contribuindo para a promoção da saúde e acrescentando uma melhor qualidade de vida ao trabalhador. Ela é composta por exercícios sistematizados que agem na musculatura recrutada, podendo ser executada antes, durante ou após o fim da jornada de trabalho, atuando na tonificação e no relaxamento das mesmas. O presente trabalho, trata-se de um relato de experiência, no qual tem como objetivo descrever experiências vivenciadas em um projeto de extensão, intitulado “Ginastica Laboral e Treinamento Personalizado” do curso de Educação Física, com ênfase na sua importância para a promoção da saúde, utilizando como subsídio o embasamento de artigos científicos. De acordo com o desafio da vivência, ao convivermos com os trabalhadores, os mesmos relataram redução das dores, aumento da disposição para trabalhar, além do estímulo pela mudança de hábitos, substituindo-os por hábitos que visam um estilo de vida mais ativo e saudável. Por meios desses feedbacks concluímos que através da Educação Física e da Ginastica Laboral, é possível ter a melhoria da promoção de saúde em diversos âmbitos. Sendo assim, destacamos que essa experiência contribuiu significativamente para a formação dos estagiários enquanto futuros Profissionais de Educação Física, ressaltando a importância da atuação dos mesmos para a sociedade como um todo.
Descrição: TELES, Luelton Duarte. A importância da ginástica laboral na promoção da saúde de trabalhadores de uma empresa terceirizada: Um relato de experiência. 2021. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25555
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito741.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Luelton Duarte TelesPDF - Luelton Duarte Teles516.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.