Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25564
Título: Biotividade da própolis em terapias pulpares de dentes decíduos
Autor(es): Brasileiro, Juliana Castelo Branco
Palavras-chave: Própolis
Pulpotomia
Pulpectomia
Terapia pulpar
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: A terapia pulpar constitui uma das estratégias de tratamento em dentes decíduos com inflamação pulpar (reversível ou irreversível) ou necrose, tendo como propósito a sua permanência na cavidade bucal até a substituição pelos dentes permanentes. Várias pesquisas vêm sendo desenvolvidas na tentativa de encontrar um material com propriedades biocompatíveis e que promova o reparo tecidual. Um dos materiais estudados é a própolis, em função, especialmente, das suas propriedades anti-inflamatória, antimicrobiana e cicatrizante. Esse trabalho tem como objetivo realizar uma revisão da literatura, do tipo narrativa, acerca das propriedades biológicas da própolis e sua aplicação no tratamento pulpar de dentes decíduos. Foram realizadas buscas nas bases Lilacs, Scielo e Pubmed, utilizando os descritores propolis, pulpotomy, pulpectomy, pulp therapy, pulp therapies, primary teeth, deciduous teeth, pulpotomized primary molars, sem limite de data e idioma. Foram encontrados 45 artigos, incluindo estudos experimentais (in vivo, in vitro) e ensaios clínicos, que abordam as propriedades biológicas da própolis e o seu uso em terapia pulpar. Foram encontrados 6 artigo sobre o uso da própolis em terapia pulpar de dentes decíduos, como medicamento para capeamento pulpar direto e indireto, pulpotomia e pulpectomia em dentes decíduos. Os estudos revelaram eficácia do uso da própolis em terapia pulpar, seja na forma de extrato etanólico, na formulação de pasta, ou na combinação com outros medicamentos (hidróxido de cálcio), com atividade anti-inflamatória, antimicrobiana, cicatrizante, e, principalmente, capacidade de promover a diferenciação dos odontoblastos, favorecendo a formação de dentina reparadora. Além dessas vantagens, a própolis é um material de baixo custo e fácil acesso, podendo constituir uma alternativa promissora para esse tipo de abordagem terapêutica.
Descrição: BRASILEIRO, Juliana Castelo Branco. Bioatividade da própolis em terapias pulpares de dentes decíduos. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25564
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Castelo Branco Brasileiro.pdfPDF - Juliana Castelo Branco Brasileiro643.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito190.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.