Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25579
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Andreza Barbosa-
dc.date.accessioned2022-01-28T13:25:20Z-
dc.date.available2022-01-28T13:25:20Z-
dc.date.issued2021-10-18-
dc.identifier.otherCDD 378.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25579-
dc.descriptionSANTOS, Andreza Barbosa. Estágio supervisionado e perspectiva profissional: uma análise a partir de licenciandos em Biologia. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista a relevância do estágio supervisionado em ensino na formação do futuro docente, desenvolvemos esse estudo sobre Estágio supervisionado e perspectiva profissional: Uma análise a partir de licenciandos em Biologia, a fim de verificar de que forma o estágio supervisionado em ensino, a partir da experiência vivenciada pelo licenciando, contribui para o exercício profissional como professor- (a). Realizamos então uma pesquisa descritiva com licenciandos em Ciências biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, de cunho quali-quantitativa, em que trabalhamos um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas, adentrando na realidade dos alunos estagiários.; Diante disso, mediante a aplicação do questionário verificamos que 100% dos participantes evidenciaram a importância do estágio supervisionado em ensino na formação do futuro professor (a); como também relataram algumas dificuldades enfrentadas nessa etapa como a carência de recursos didáticos, infraestrutura precária das escolas, falta de interlocução por parte das instituições de ensino entre outras; mesmo com os percalços enfrentados nessa parte prática da graduação, pôde-se observar que maioria dos participantes se sentem preparados para o futuro profissional.; Nesse sentido, podemos concluir que o estágio supervisionado em ensino é o suporte principal que o graduando necessita para sua formação e é imprescindível que haja métodos adequados a realidade de cada ambiente escolar, melhoria na comunicação entre as instituições de ensino escolar e ensino superior, bem como estratégias para contenção das dificuldades no período dessa prática supervisionada.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. José Valberto de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.subjectPreparação profissionalpt_BR
dc.titleEstágio supervisionado e perspectiva profissional: uma análise a partir de licenciandos em Biologiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Andreza Barbosa Santos.pdfPDF - Andreza Barbosa Santos711.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito71.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.