Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25583
Título: Eficácia da luz laser na redução do edema, trismo e dor no pós-operatório da cirurgia oral de terceiros molares: Uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): Souza, Alana Olivia Nascimento de
Palavras-chave: Cirurgia bucal
Cirurgia maxilofacial
Extração dentária
Fototerapia
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: Introdução: Os lasers podem ser classificados em lasers de alta potência ou baixa potência, sendo os últimos utilizados com fins terapêuticos em diversas áreas da odontologia. Na cirurgia oral, a terapia a laser de baixa potência age sobre os mediadores inflamatórios, redução do processo de inflamação e aceleração do reparo tecidual, o que permite diminuição do desconforto pós-operatório. Objetivo: Averiguar através da revisão integrativa o efeito fotobiomodulador da luz laser pós exodontia de terceiros molares na redução do edema, trismo e dor. Material e método: O levantamento literário para esta pesquisa foi realizado no período de agosto de 2021 e somente artigos publicados nos últimos 10 anos que atendiam aos critérios de inclusão foram incluídos. Para isso, foram feitas buscas nas bases de dados Lilacs e PubMed, utilizando isoladamente ou em associação as palavras-chaves: “Low intensity light therapy”, “Oral surgery”, “Maxillofacial surgery”, “Extraction”, “Phototherapy” em diferentes associações através do operador booleano AND. Para a pesquisa na base de dados PubMed foram utilizados os filtros “Clinical Trial” e “Randomized Controlled trial” para direcionar a busca. Resultados: Após a busca sistematizada foram encontrados 398 artigos, desses 385 foram excluídos por repetição ou por não atenderem aos critérios de inclusão, e 13 foram selecionados e incluídos nessa revisão. Conclusão: Após a análise dos estudos pode-se verificar que na maioria a fotobiomodulação a luz laser, mostrou-se eficaz na redução da dor, trismo e edema provocados pelo trauma cirúrgico, podendo ser utilizado como tratamento coadjuvante após cirurgias maxilofacial.
Descrição: SOUZA, Alana Olivia Nascimento. Eficácia da luz laser na redução do edema, trismo e dor no pós-operatório da cirurgia oral de terceiros molares: Uma revisão integrativa da literatura. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25583
ISSN: CDD 617.605
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alana Olivia Nascimento de SouzaPDF - Alana Olivia Nascimento de Souza406.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito74.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.